Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Retrospectiva 2005 - Interatividade
Em 2005, a Internet aproximou ainda mais as pessoas

Atrás de cada microcomputador conectado à Internet há uma pessoa que procura, encontra, interage ou, ao menos, quer saber mais sobre outras pessoas. Deixar o mundo do internauta cada vez mais interativo e acessível foi o grande desafio do UOL em 2005, nas mais variadas áreas.

Notícias ao vivo de Brasília, transmissões em tempo real de shows pela TV UOL, novos programas no UOL News, jornalistas de renome publicando diariamente nos seus blogs informações exclusivas, parceiros especializados, estações com visual renovado. Em um ano, o portal ampliou, com as mais diferentes ferramentas, as formas com as quais o internauta pôde fazer aquilo que Internet proporciona como nenhuma outra invenção da humanidade: a capacidade de montar uma rede muito particular de informações, relacionamentos e possibilidades.

A tendência de aproximar ainda mais as pessoas em 2005 refletiu-se, sobretundo, no desenvolvimento de produtos do UOL.

Um grande passo nesse sentido foi o lançamento do UOL K, um grande ponto de encontro virtual de amigos e paqueras que aperfeiçoou o serviço de comunidades online.

O UOL K, além de oferecer proteção à privacidade do usuário, tem muito mais possibilidades de personalização, busca detalhada, busca de comunidades e navegação por amigos em ordem alfabética. Além disso, possui a vantagem de ser integrado a outros serviços UOL, como o UOL Blog, o UOL Fotoblog e Álbum de Fotos. Grátis e aberto a todos os usuários, independentemente do provedor de acesso, o UOL K é ainda mais rápido que os concorrentes - e não sai do ar.

Publicidade para todos: é o link patrocinado do UOL

Democratizar a publicidade na Internet foi um dos objetivos do Universo Online ao criar o serviço UOL Links Patrocinados em 2005. Esse sistema passou a oferecer aos anunciantes formatos diferenciados e a possibilidade de anunciar na Web com preços a partir de R$ 5 por mês.

A ferramenta dos Links Patrocinados permite que qualquer empresa ou profissional liberal que tenha atuação regional com público segmentado possa escolher o público específico ao qual quer dirigir sua publicidade. Dessa maneira, o UOL otimiza e aumenta a exposição de seus anunciantes.

Outra vantagem para os anunciantes é a possibilidade de criar e editar campanhas online e acessar relatórios pela Internet, sem a necessidade de intermediários e a um custo muito baixo. Além disso, é possível colocar a campanha no ar em um intervalo de horas (em vez de semanas ou meses, como na mídia tradicional) e segmentar o público por região, sexo, idade e assunto. O anunciante pode definir a região para todo o Brasil, por Estado, por cidade, bairro ou até mesmo pelo CEP.

O investimento financeiro também é muito mais baixo e mais eficiente do que nos veículos tradicionais. O anunciante define quanto quer pagar por clique no seu anúncio, assim como o valor máximo que quer gastar em uma campanha. O pagamento só ocorre se houver um clique no anúncio e o valor final dependerá da concorrência do próprio mercado.
UOL Fone
Outra inovação que ampliou e facilitou a comunicação entre os internautas neste ano foi o UOL Fone. Totalmente desenvolvido pelo UOL, o produto é revolucionário e permite aos usuários a realização de ligações pela Web por meio da tecnologia voz sobre IP (VoIP). Quem usa o UOL Fone pode falar muito mais ao telefone: isso porque suas tarifas são muito mais baixas que as da telefonia convencional.

Simples de baixar e usar, o UOL Fone permite ligações para telefones fixos e celulares tanto do Brasil quanto do exterior. Para usá-lo basta ter um computador equipado com sistema operacional Windows 98 ou superior, placa de som, caixas acústicas ou fones de ouvido e um microfone. Com preços até 90% mais baixos do que os das operadoras, o UOL Fone possui tarifas iguais para todos os horários, oferecendo economia mesmo em ligações feitas no horário comercial.

Muito mais espaço
Em 2005, o UOL passou a proporcionar o conforto de possuir mais espaço para armazenar seus dados sem preocupação. Para isso, o UOL investiu pesado em tecnologia. O resultado foi que seus assinantes e visitantes cadastrados ganharam mais espaço virtual para manter sites pessoais, imagens e arquivos na Web.

Os limites de armazenamento hoje variam de 50 MB a 150 MB para assinantes, dependendo do plano de assinatura. Para visitantes cadastrados, o total é de 6 MB. Essa capacidade pôde ser aproveitada em conjunto por Blog, Fotoblog, Álbum de Fotos, Sites Pessoais e Disco Virtual, de acordo com a preferência do usuário. Assim, o usuário pode manter muito mais mensagens nos blogs, mais fotos nos fotoblogs, mais arquivos no disco virtual e um site pessoal mais incrementado.

Já no UOL Álbum de Fotos, o visitante cadastrado passou a poder publicar até 40 fotos, e os assinantes ganharam capacidade para 80, 350 e 750 fotos, conforme o plano de assinatura.

E-mails maiores
Em outubro de 2005, o UOL iniciou a ampliação da capacidade de todas as caixas postais do seu serviço de e-mail. Toda caixa postal UOL passou a ter pelo menos 2GB disponíveis, sem nenhum custo extra para o assinante.

Os assinantes cujos e-mails ofereciam 10MB e 30MB de espaço passaram a contar com caixas postais de 2GB. Já os de 50MB e 2GB foram transformados em e-mails de 4GB. Essa mudança foi estendida também aos e-mails adicionais.

Além disso, todas as caixas postais do UOL passaram a ter a funcionalidade "Cópia permanente de e-mail". Com isso, os assinantes podem manter todas as suas mensagens nos servidores do UOL por tempo indeterminado, acessíveis de qualquer computador ligado à Internet no mundo.




Interatividade
Em 2005, a Internet aproximou ainda mais as pessoas


Podcast
Sucesso fez
de podcast a
"palavra do ano"


Blog e fotoblog
Meios de comunicação ágeis
e interativos


Novas parcerias
Conteúdo maior e mais especializado com 53 estréias


Crise política
Internauta pôde acompanhar tudo
em tempo real


TV UOL
Mais entretenimento e notícias ao vivo
nos canais do UOL


Esporte
Muita ação e interação: um aperitivo para 2006


Jogos
Uma nova geração de games, consoles e conteúdo


Música
Estação teve audiência quadruplicada em 2005


Personalidades
Chico Buarque,
DJ Marlboro,
Marcelo D2 e mais


Tecnologia
De cara nova, estação aproxima-se do internauta


Novidades
As reformas do
UOL Crianças e do
UOL Diversão e Arte


Moda
Cobertura de
moda ganha destaque no UOL


Prêmios
UOL volta a ser reconhecido como
o mais confiável


Retrospectiva 2004
O ano em que
a Internet
acelerou


PRÊMIOS RECEBIDOS
UOL é pelo 2º ano o veículo de Internet mais admirado do Brasil

UOL é a marca mais confiável da Internet

UOL vence pela quinta vez consecutiva o prêmio Cool Awards 2005

Lista completa