Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Retrospectiva 2005 - Esporte
Muita ação e interação no UOL Esporte, um aperitivo para 2006

O ano de 2005 marcou a presença do UOL Esporte nos principais eventos esportivos mundiais. O leitor aproximou-se mais de seus ídolos, como Ronaldinho Gaúcho e Gustavo Kuerten, pois teve acesso a material exclusivo, produzido por enviados especiais, além da cobertura online, por meio do Placar UOL Esporte. Enquetes, fóruns, blogs, parceiros especializados, enfim, tudo contribuiu para uma maior interação com o internauta.

No futebol, a seleção brasileira selou sua classificação à Copa do Mundo da Alemanha. O UOL Esporte e o Pelé.Net estiveram presentes em todos os jogos do time comandado por Carlos Alberto Parreira rumo ao Mundial - que, além da campanha vitoriosa nas eliminatórias, também conquistou a Copa das Confederações, na Alemanha.

Seleção brasileira comemora conquista da Copa das Confederações

O poderio brasileiro também se firmou no continente com a vitória do São Paulo na Copa Libertadores da América, batendo o Atlético-PR na decisão brasileira, com a presença do UOL Esporte nas principais partidas das duas equipes. Para completar, o portal acompanhou de perto a atuação do São Paulo no Mundial de Clubes do Japão, torneio que reuniu os campeões de todos os continentes - e que também foi vencido pela equipe brasileira.

Notícias de bastidores e comentários sobre as principais partidas e competições também ganharam espaço com os blogs dos renomados José Roberto Torero e Juca Kfouri, que aproximaram o leitor dos fatos e criaram uma interação internauta-jornalista-notícia. Novos parceiros, como Cidade do Futebol e Máquina do Esporte, somaram suas forças ao UOL Esporte, trazendo os mais diversos focos do mundo do futebol.

Um Brasileirão conturbado

Principal competição do futebol nacional em 2005, o Campeonato Brasileiro viveu um ano dos mais conturbados. Resultados "contaminados", anulação de partidas, jogos refeitos, mudanças na classificação, muita reclamação e muita festa. O torneio cujo campeão foi o Corinthians teve todos os lances acompanhados de perto pelo UOL Esporte.

Preparação dos clubes, contratação de jogadores, demissão de técnicos, treinos e mais treinos. Dia e noite, o internauta ficou sabendo qual era a situação do seu time de coração, qual o craque que poderia chegar, como estava o clima depois daquela derrota, se havia sido ou não pênalti naquele lance duvidoso...

A "bomba" ficou a cargo do árbitro Edílson Pereira de Carvalho, que confessou ter manipulado o resultado de 11 jogos do Brasileiro para ter benefício em sites ilegais de apostas.

A disputa também foi marcante na parte de baixo da tabela. Dois campeões brasileiros, Atlético-MG (1971) e Coritiba (1985), caíram para a Série B, além de Paysandu e Brasiliense. Santa Cruz e Grêmio foram os melhores da segunda divisão e estarão na elite em 2006.

Todos os dribles, gols e polêmicas tiveram destaque no noticiário do UOL Esporte. Matérias exclusivas com os envolvidos, tanto dentro de campo como nos tribunais, fizeram com que o leitor não perdesse nenhum lance do futebol no país do futebol.
O UOL Esporte também ganhou o reforço da TV UOL, que trouxe aos internautas os gols em vídeo dos principais campeonatos disputados no país, como Paulista, Estadual do Rio, Copa do Brasil e Brasileirão.

Além disso, a TV UOL ficou ainda mais completa com a parceria com a BandNews/BandSports. Assim, o torcedor pôde acompanhar tudo o que rolou no mundo do esporte, com gols dos torneios pelo mundo, reportagens sobre os mais diversos esportes e personagens, programas especiais e temáticos, além de novidades ao vivo, em tempo real.

Fora do Brasil, o internauta ganhou a cobertura em tempo real do Placar UOL Esporte dos principais campeonatos europeus. Além disso, também pôde acompanhar as emoções que definiram os classificados para a Copa do Mundo, com gols e classificação online das eliminatórias.

Mas não só de bola e gol viveu o UOL Esporte. Os outros esportes também tiveram cobertura destacada, com presença de enviados e matérias especiais de eventos como Liga Mundial masculina de vôlei (Sérvia e Montenegro), Copa América masculina de basquete (República Dominicana), Mundial de natação (Canadá), Mundial de ginástica (Austrália), entre outros.

Ex-número 1 do mundo Gustavo Kuerten voltou às quadras em 2005, depois de quase sete meses afastado. Seus passos foram seguidos pelo UOL Esporte em seu retorno ao tênis profissional, em Valência, bem como seu desempenho nos torneios que se sucederam.

Outras notícias do mundo do tênis, esporte que ganha cada vez mais força no país, também ganharam destaque. O domínio do suíço Roger Federer e a disputa feminina entre musas como Maria Sharapova estiveram presente no dia-a-dia da redação e da parceria com o Tenisbrasil. Além disso, o Placar UOL Esporte acompanhou, em tempo real, os principais torneios do circuito profissional, inclusive o Grand Slam (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos).

O internauta contou também com mais notícias do basquete, com o Rebote, parceiro especializado na modalidade.

O ano de 2005 trouxe o internauta mais perto do UOL Esporte. E serviu de apertivo para o que vem aí em 2006.





Interatividade
Em 2005, a Internet aproximou ainda mais as pessoas


Podcast
Sucesso fez
de podcast a
"palavra do ano"


Blog e fotoblog
Meios de comunicação ágeis
e interativos


Novas parcerias
Conteúdo maior e mais especializado com 53 estréias


Crise política
Internauta pôde acompanhar tudo
em tempo real


TV UOL
Mais entretenimento e notícias ao vivo
nos canais do UOL


Esporte
Muita ação e interação: um aperitivo para 2006


Jogos
Uma nova geração de games, consoles e conteúdo


Música
Estação teve audiência quadruplicada em 2005


Personalidades
Chico Buarque,
DJ Marlboro,
Marcelo D2 e mais


Tecnologia
De cara nova, estação aproxima-se do internauta


Novidades
As reformas do
UOL Crianças e do
UOL Diversão e Arte


Moda
Cobertura de
moda ganha destaque no UOL


Prêmios
UOL volta a ser reconhecido como
o mais confiável


Retrospectiva 2004
O ano em que
a Internet
acelerou


PRÊMIOS RECEBIDOS
UOL é pelo 2º ano o veículo de Internet mais admirado do Brasil

UOL é a marca mais confiável da Internet

UOL vence pela quinta vez consecutiva o prêmio Cool Awards 2005

Lista completa