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Retrospectiva 2005 - Crise política
A crise política em tempo real

"Mensalão". "Blindagem". "Recursos não-contabilizados". 2005 foi o ano em que a verborragia política ganhou as ruas, as conversas de bar, as discussões em família. Efeito direto de uma crise que deu o que falar.

 
A demanda por informação precisa, contextualizada e de fácil compreensão levou o UOL a criar um site exclusivo para a cobertura da crise política. Em uma única página, o internauta teve à sua disposição infográficos, enquetes, fóruns e charges, além de reportagens em texto e em vídeo.

O conteúdo do site ficou por conta da redação do UOL, Folha Online, Folha de S.Paulo, Jornal do Commercio, Valor Online, BandNews, BBC Brasil, Veja, agências internacionais de notícias e parceiros como a Agência Carta Maior.

De olho na telinha
No UOL, o internauta acompanhou a crise em tempo real. Assistiu ao vivo às transmissões dos depoimentos nas CPIs, aos principais discursos na Câmara, aos processos no Conselho de Ética. Voto a voto, viu as cassações de Roberto Jefferson e José Dirceu.

 
Preocupado em apresentar uma solução para cada necessidade, o UOL inovou ao associar imagens, áudio e acompanhamento em texto. Devido a uma parceria entre UOL News e BandNews, o internauta pôde assistir aos principais eventos da cena política e, simultaneamente, ler a transcrição dos pontos relevantes da transmissão. Dessa forma, o UOL colocou o internauta dentro do Congresso. Um verdadeiro exercício de cidadania.

Para tornar o imbróglio político mais simples e acessível, o UOL investiu em infográficos da crise. Bons exemplos foram a "ascensão e queda de Dirceu", "cronologia da crise" e a impagável "corrida da cassação". Além disso, contou os bastidores do poder por meio dos blogs de Fernando Rodrigues e Josias de Souza.

Em 2005, o povo decidiu
Mais de cem milhões de brasileiros foram convocados para decidir se o comércio de armas de fogo e munição deveria ser proibido no Brasil. O referendo trouxe à pauta do dia questões como violência, autodefesa e segurança pública.

Muitas dúvidas, poucas respostas e uma enorme dose de polêmica marcaram a campanha das frentes do "sim" e do "não". O UOL entrou na cobertura do referendo elencando argumentos a favor e contra a venda de armas de fogo, dados sobre a legislação vigente e estatísticas sobre violência. Diariamente publicou artigos de personalidades e especialistas em segurança pública de modo a refletir a pluralidade de opiniões da sociedade.

No dia do referendo, um placar completo acompanhou a evolução da apuração em todos os Estados do país. No UOL, o internauta soube antes. E soube de maneira mais completa.

Site especial sobre a crise política
Site especial sobre o referendo





Interatividade
Em 2005, a Internet aproximou ainda mais as pessoas


Podcast
Sucesso fez
de podcast a
"palavra do ano"


Blog e fotoblog
Meios de comunicação ágeis
e interativos


Novas parcerias
Conteúdo maior e mais especializado com 53 estréias


Crise política
Internauta pôde acompanhar tudo
em tempo real


TV UOL
Mais entretenimento e notícias ao vivo
nos canais do UOL


Esporte
Muita ação e interação: um aperitivo para 2006


Jogos
Uma nova geração de games, consoles e conteúdo


Música
Estação teve audiência quadruplicada em 2005


Personalidades
Chico Buarque,
DJ Marlboro,
Marcelo D2 e mais


Tecnologia
De cara nova, estação aproxima-se do internauta


Novidades
As reformas do
UOL Crianças e do
UOL Diversão e Arte


Moda
Cobertura de
moda ganha destaque no UOL


Prêmios
UOL volta a ser reconhecido como
o mais confiável


Retrospectiva 2004
O ano em que
a Internet
acelerou


PRÊMIOS RECEBIDOS
UOL é pelo 2º ano o veículo de Internet mais admirado do Brasil

UOL é a marca mais confiável da Internet

UOL vence pela quinta vez consecutiva o prêmio Cool Awards 2005

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