Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Retrospectiva 2005 - Blog e fotoblog
Blog e fotoblog consolidam conteúdo interativo

No ano de 2005 os blogs e fotoblogs consagraram-se como veículos de informação ágil e interativa. Fatos do Brasil e do mundo foram noticiados e comentados enquanto aconteciam, como a crise no governo federal, a morte do papa João Paulo 2º, a onda de violência na Europa, a prisão de Paulo Maluf, a repercussão dos atentados em Londres e o escândalo da arbitragem no futebol.

Jornalista consagrados aderiram a essa forma de informar e interagir com o leitor. Fernando Rodrigues, logo que estreou, assumiu a liderança de audiência dos blogs de política brasileiros, com mais de 500 mil visitantes únicos no mês de estréia, o que demonstra a confiança do internauta na cobertura dos principais fatos que ocorrem em Brasília.

 
No final de setembro, o jornalista Juca Kfouri foi contratado pelo UOL para escrever o "Blog do Juca", pouco antes da divulgação de denúncias de corrupção no futebol. Suas primeiras mensagens foram lidas por mais de 60 mil pessoas. Kfouri tem a companhia do agora também blogueiro José Roberto Torero para falar de futebol. Outro contratado do UOL, o jornalista Sérgio Dávila, escreve diariamente sobre cinema.

Marcelo Leite, jornalista especializado em ciência, e Cláudia Collucci, especializada em saúde e fertilização artificial, trouxeram esse novo jeito de informar para o portal. Leite, com o "Ciência em Dia", acompanha minuciosamente os fatos da área. Cobriu a morte do físico Cesar Lattes e acompanhou a cobertura da mídia no Brasil e no mundo.

Collucci também reserva ao blog "Quero ser mãe" seu estilo informal de conversar com mulheres que querem engravidar e lutam contra a idade, doenças e falta de políticas sociais. A participação expressiva do público e as respostas pontuais e constantes da jornalista dão ao blog o bom dinamismo da interação.

Durante um mês, após a morte do papa João Paulo 2º, em abril, a jornalista e publicitária italiana Homera Cristalli narrou o cotidiano de Roma e do Vaticano no blog "Direto de Roma". Homera fotografou pessoas, relatou comportamentos e acompanhou a expectativa pela escolha do novo líder católico em cada fumacinha que saía do Conclave. Joseph Ratzinger foi eleito, e a blogueira mostrou que italianos e turistas não se intimidaram com o conservadorismo do novo papa, curtindo em trajes confortáveis o calor que chegava à cidade.

A cobertura da história, quente e informal, atraiu mais de 270 mil visitantes para o "Direto de Roma", que tinha data para acabar. Entusiasmada com o sucesso, a jornalista partiu para uma nova iniciativa e passou a mostrar a vida romana no blog "Feito Num Dia". Novo sucesso.

Paralelamente às coberturas jornalísticas, o UOL Blog também serviu ao entretenimento. Personalidades como Luana Piovani e Preta Gil deliciaram os fãs com notas sobre suas vidas e suas carreiras. Gente do teatro, como os dramaturgos Mario Bortolotto e Gerald Thomas, usou o espaço para desenvolver idéias e trocar experiências com o público.

O publicitário Ricardo Freire encanta com seus relatos e imagens do litoral brasileiro. Freire está em plena viagem, refazendo seu guia de praias e conta como está sendo essa produção no blog "Viaje na Viagem".

Um grupo de escritores se propôs o desafio de escrever uma crônica por dia no "Blônicas" e, poucos meses depois, com o sucesso do blog, partiu para a publicação de um livro. E outros tantos blogs conquistaram fãs e público fiel em 2005, como o "73 Obsessões", da escritora Índigo, o "Geração DJ", especializado em música eletrônica e o "Blog do Fliper", para o pessoal vidrado em games.

O dia-a-dia em imagens
Os fotoblogs também contribuíram para a cobertura jornalística e de entretenimento do UOL. A febre com o último filme da série "Star Wars" rendeu boas imagens por parte do público. Brasileiros que vivem nos Estados Unidos registraram como as cidades foram bombardeadas por Darth Vader e jedis.

"Guerra nas Estrelas - a Vingança de quem?" mostrou com bom humor as manifestações dos fãs. Já o "Berinjela" registrou as campanhas de marketing do filme.

Sucesso na TV, imagens do programa "Pânico" foram mostradas no fotoblog da apresentadora e roteirista Rosana Hermann. Com exclusividade, Hermann trouxe imagens dos humoristas na porta da casa do deputado cassado Roberto Jefferson.

Pelo fotoblog, a equipe de UOL Música cobriu o Festival Hútuz, no Rio de Janeiro.

O UOL Fotoblog também contou com iniciativas muito interessantes do público, como "Turismo em São Paulo", de Acácio Nascimento, que fotografa exclusivamente as belezas escondidas de São Paulo, como exposições, decorações de Natal, eventos de rua e rodas de samba.

De Roma, o fotógrafo Marcelo Cafaldo traz o clima da cidade registrada em preto e branco para o seu "Cotidiano Romano". Teresa Abreu, de Paris, mostra tudo o que vê de interessante na cidade-luz no fotoblog "Uma carioca feliz em Paris".

Além disso, o público registrou as efemérides do ano, com destaque para o "Diário de uma gravidez", no Dia das Mães; Dia dos Namorados no "Rock and Roll" e Festa Junina no Maranhão no "Fotos sin fronteras".

Facilidades
Novos recursos foram implementados em 2005 para facilitar a vida dos internautas, possibilitando maior rapidez de publicação e melhor divulgação de seu conteúdo. Uma nota de última hora pode ser publicada pelo telefone celular, por exemplo, por meio de mensagem de texto.

A Barra UOL permite postagem rápida e ainda oferece um leitor de RSS, que exibe as últimas atualizações dos blogs e fotoblogs cadastrados. Numa integração de produtos, fotos recebidas pelo UOL Webmail podem ir direto da caixa postal para o blog ou fotoblog do assinante.




Interatividade
Em 2005, a Internet aproximou ainda mais as pessoas


Podcast
Sucesso fez
de podcast a
"palavra do ano"


Blog e fotoblog
Meios de comunicação ágeis
e interativos


Novas parcerias
Conteúdo maior e mais especializado com 53 estréias


Crise política
Internauta pôde acompanhar tudo
em tempo real


TV UOL
Mais entretenimento e notícias ao vivo
nos canais do UOL


Esporte
Muita ação e interação: um aperitivo para 2006


Jogos
Uma nova geração de games, consoles e conteúdo


Música
Estação teve audiência quadruplicada em 2005


Personalidades
Chico Buarque,
DJ Marlboro,
Marcelo D2 e mais


Tecnologia
De cara nova, estação aproxima-se do internauta


Novidades
As reformas do
UOL Crianças e do
UOL Diversão e Arte


Moda
Cobertura de
moda ganha destaque no UOL


Prêmios
UOL volta a ser reconhecido como
o mais confiável


Retrospectiva 2004
O ano em que
a Internet
acelerou


PRÊMIOS RECEBIDOS
UOL é pelo 2º ano o veículo de Internet mais admirado do Brasil

UOL é a marca mais confiável da Internet

UOL vence pela quinta vez consecutiva o prêmio Cool Awards 2005

Lista completa