Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

23/03/2004 - 09h55
UOL muda projeto gráfico e arquitetura de informação

Como navegar com facilidade e rapidez por entre mais de 7 milhões de páginas? Para responder a esta pergunta e ajudar seus assinantes, o UOL, principal portal e provedor pago de Internet do país, inicia hoje uma ampla reforma gráfica em seu conteúdo, o maior do mundo em língua portuguesa.

O objetivo é fazer com que o internauta não dê mais do que três cliques para atingir qualquer conteúdo desejado a partir da home page: estação, canal e assunto propriamente dito. Esta semana, 11 das 42 estações temáticas do portal - Esporte, Música, Economia, Humor, Revistas, Jornais, Educação, Classificados, Últimas Notícias, Astral e Televisão - vão aparecer com a nova estrutura. Nos próximos meses, as demais estações estarão também sob o novo formato.

A nova organização uniformizou a arquitetura do conteúdo do portal, tornando o acesso às páginas mais linear e eficiente.

"A idéia é simplificar ao máximo a vida do internauta", diz a diretora de conteúdo do UOL, Márion Strecker. "O UOL se tornou um portal de conteúdo tão extenso, que localizar determinada informação às vezes é uma tarefa complexa. Por isso, o UOL decidiu empreender essa profunda reforma gráfica e de arquitetura de informação: para reduzir o tempo de se encontrar o que quer".

Não será a primeira inovação do UOL nesta área. Em 1999, a home page foi "verticalizada", criando o menu lateral com todas as seções principais. O portal também foi o primeiro a criar uma barra de navegação dita "sensitiva", ou seja, cujo conteúdo se altera conforme a área em que o usuário está. No entanto, essas mudanças foram superadas pela gigantesca produção de conteúdo do portal e seus parceiros, e fez-se necessária uma nova reordenação.

Novidades

A mudança começa pelo desenho da home page (página inicial) e da tradicional barra de navegação superior, que aparece em todas as páginas do portal. Além de mais alta e mais legível, ela ganhou um novo menu do tipo "drop-down" (caixa que abre uma lista de opções), com o índice principal do portal.

Dentro das chamadas estações temáticas (que compõem o índice principal, aquele que se localiza à esquerda, na home page), há novos menus que organizam a navegação e permitem ao usuário saber sempre em que página está e se deslocar facilmente para outras áreas da estação. A arquitetura da informação foi refeita para compor o novo menu lateral, onde prevalece a ordem alfabética dos assuntos, cuja nomenclatura foi simplificada.

A editora de arte do UOL, Luciana Faria, explica que cada estação tem uma identidade visual específica, conforme o assunto e o público-alvo. "O tema economia, por exemplo, resultou num desenho mais sóbrio. Já as notícias televisivas ganharam um visual mais despojado. As páginas dessas duas estações têm exatamente a mesma estrutura de navegação, mas a aparência é completamente diferente".

A reforma visual do portal inclui também uma harmonização das paletas de cores e diversas mudanças que facilitam a navegação. As revistas, por exemplo, aparecem agora agrupadas por assunto. Na estação de economia, mais uma novidade importante: surge esta semana o UOL Cotações, um canal dedicado inteiramente a indicadores econômicos, com notícias e informações de Bolsas, moedas e commodities.

Todo o conteúdo produzido pelo UOL será progressivamente readaptado à nova formatação. A reforma deverá estar completa até o final do ano.

Veja também: