Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL
Faça do UOL a sua casa


23/03/2004 - 09h10
Curiosidades sobre a tipografia

Da Redação

O novo projeto gráfico do UOL utiliza três tipos diferentes de fontes (letras): Arial, Verdana para títulos e textos, e Futura nos nomes das estações e canais. A letra Arial é usada nos formatos regular e "Arial Bold" (com negrito), nos tamanhos entre 10 e 24 pixels.

A Verdana é utilizada somente no tamanho de 10 pixels e também aparece em negrito, a "Verdana Bold". A versão utilizada da fonte Futura é a "condensed light" (levemente condensada), nos tamanhos de 35 a 40 pixels. Um pixel é a menor área retangular de uma imagem ou letra mostrada na tela do computador.

A Futura foi criada em 1928 na Alemanha, num período de forte influência da escola de arquitetura Bauhaus, que buscava simplicidade e maior elegância das formas impressas.


A Futura teve excelente adaptação para o computador pessoal

Nos anos 80, com o surgimento do computador pessoal, o PC, veio a necessidade de tornar a leitura na tela mais parecida com o que se vê em versões impressas. Convém lembrar que as primeiras telas eram pretas com letras coloridas de difícil leitura.


Tela dos primeiros computadores pessoais

Foi então que a Adobe criou o formato "PostScript", e a Apple criou as fontes "TrueType". Estes modelos de letras específicas para serem usadas em computadores também foram incorporados pela Microsoft e hoje são largamente utilizados no mundo todo.

A primeira fonte para estes novos formatos foi a Arial, criada por Robin Nicholas e Patrícia Saunders e posteriormente distribuída com a versão 3.1 do Windows. O desenho da letra é um simulacro da fonte Helvetica, dos anos 70, e já conta com dez novas versões. Para a Microsoft, a sua "True Type" padrão passou a ser a Arial. Já a Apple preferiu manter a original Helvetica em seus softwares.


A Helvetica foi desenhada para tornar a leitura mais agradável

Mais específica ainda é a fonte Verdana, encomendada no início dos anos 90 e usada comercialmente a partir de 1994 pela Microsoft. A letra é de autoria do tipógrafo inglês Matthew Carter e já ganhou seis versões desde o seu lançamento. A última delas, a versão 2.41, acompanha os sistemas operacionais desde o Windows 98.


A Verdana foi criada sob encomenda da Microsoft



BATE-PAPO UOL
Leia a íntegra da conversa com Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL

MURAL
O que você achou da reforma gráfica do UOL? Opine

HISTÓRIA DO UOL
Veja cronologia das mudanças gráficas e das homes do UOL