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Retrospectiva 2004 - Eleições
Voto a voto, a cobertura completa das eleições

Em ano de eleições no Brasil e nos EUA, sites especiais acompanharam o dia-a-dia das campanhas e a apuração
Oferecer aos seus internautas a melhor cobertura das eleições municipais foi uma das prioridades da equipe de jornalismo do UOL em 2004. Por isso, em maio, antes do início do horário eleitoral, da campanha de rua ou mesmo da oficialização das candidaturas, o maior portal da Internet brasileira lançou um site especial inteiramente dedicado ao tema.

Não basta ser o primeiro, é preciso fazer melhor. Para isso o UOL contou com o reforço de uma equipe de jornalistas dedicados exclusivamente à cobertura eleitoral, além do conteúdo da Folha de S.Paulo, Folha Online, Jornal do Commercio e dezenas de outros jornais parceiros espalhados pelo país. Tudo isso somado às reportagens das principais agências de notícias do Brasil e do mundo.

Não basta apenas trazer os fatos, é preciso interpretá-los. As análises ficaram por conta do jornalista Fernando Rodrigues e dos convidados de Lillian Witte Fibe. O UOL News cobriu ainda a sabatina com os candidatos à Prefeitura de São Paulo, com transmissão de trechos das entrevistas, direto do teatro Folha, e comentários de cientistas políticos no estúdio do UOL News.

Não basta ter a melhor cobertura e deixar de lado o bom humor. Além das charges políticas da Folha, o internauta encontrou diversão garantida no Monkey News, capitaneado pelo hilário José Simão. O UOL apostou ainda em um programa interativo feito exclusivamente para as eleições. Com direito a platéia, participação do internauta e muito bom humor, o Marcelo Tas comandou o Tas na Zona Eleitoral, uma experiência inédita na cobertura eleitoral na Internet brasileira.

Não basta limitar-se ao noticiário, é preciso prestar serviços ao eleitor. O UOL preparou um guia completo, com um calendário com as datas importantes, uma área com mais de 100 dúvidas freqüentes dos eleitores e a possibilidade de fazer download das leis que irão reger o pleito em outubro.

Não basta ter a melhor cobertura da campanha, é preciso acompanhar em tempo real a apuração dos votos pelo país. O UOL desenvolveu um placar com a votação de todos os dezenas de milhares de candidatos espalhados pelos mais de cinco mil municípios do país. Para facilitar a busca das informações, o placar do UOL trouxe com exclusividade uma ferramenta para facilitar a busca específica por candidatos a vereador. A audiência foi expressiva. Apenas entre os dias 3 e 4 de outubro, a cobertura do primeiro turno no UOL teve mais de 50 milhões de páginas vistas.

Não basta encerrar a cobertura com o fim da apuração dos votos, é preciso assimilar os resultados das urnas e analisar os efeitos políticos do pleito. Nos dias seguintes ao primeiro e segundo turno, o UOL Eleições lançou uma série de reportagens especiais sobre a evolução do panorama partidário do país, sempre associando o texto com mapas e infográficos.
Nos EUA, do dia-a-dia da campanha à emoção da apuração

A cobertura das eleições nos Estados Unidos no UOL trouxe ao assinante o cotidiano dos candidatos à Presidência, com toda a troca de acusações que marca campanhas concorridas. Municiado por imagens e pelo noticiário dos jornais internacionais, traduzidos para o português e reunidos no UOL Mídia Global, o portal articulou o exame objetivo das estratégias de campanha com análises de colunistas que acompanharam o republicano George W. Bush e o democrata John Kerry.

O noticiário dos jornais internacionais no UOL começou a acompanhar minuciosamente a eleição já no início de 2004, durantes as primárias do Partido Democrata, das quais emergiu a candidatura do senador John Forbes Kerry. A cobertura se intensificou semana a semana até o dia 26 de julho, data do ínicio da Covenção do Partido Democrata e do lançamento do novo layout do UOL Mídia Global e da página especial sobre a eleição nos Estados Unidos.

Na nova página, o UOL apresentou, além do noticiário internacional, perfis dos candidatos e gráficos com pesquisas dos jornais "The New York Times" e "USA Today". O assinante pôde acompanhar a polarização dos EUA, que mobilizou todo o mundo.

A cobertura dos jornais internacionais continuou sendo ampliada até o dia da eleição, 2 de novembro. Antes disso, houve a Convenção do Partido Republicano, que formalizou a candidatura de Bush, e os três debates presidenciais. O UOL Mídia Global trouxe, logo depois após o encerramento dos confrontos, pesquisas que apontaram o vencedor e análises de colunistas políticos.

Nas duas semanas que antecederam a eleição, o especial de UOL Mídia Global sobre a eleição também passou a apresentar o noticiário produzido por outros fornecedores de conteúdo do UOL, como a Folha Online e agências de notícias como a BBC.

Às vésperas da eleição, o internauta pôde conferir o crescimento de Kerry nas pesquisas, embalado sobretudo por suas vitórias nos três debates. Mas, no dia da eleição, o assinante pôde acompanhar a vitória de Bush numa página especial com um mapa dos Estados Unidos, que indicou o resultado de cada Estado tão logo a apuração era concluída.

Depois da eleição, mais análises dos jornais internacionais ofereceram interpretações para o resultado de uma eleição que mobilizou o mundo como nenhuma outra antes.





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