Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Retrospectiva 2008 - UOL Notícias

Estação reúne os principais fatos do Brasil e do mundo em textos, fotos, blogs, vídeos e infográficos

UOL Entretenimento

O ano de 2008 marcou o lançamento da nova central de notícias do UOL. No dia 20 de maio, foi ao ar o UOL Notícias. Nascido da fusão do UOL News com o UOL Últimas Notícias, o site passou a reunir os principais fatos do Brasil e do mundo em textos, fotos, blogs, vídeos e infográficos.

O UOL Notícias traz reportagens da redação do UOL e de todos os outros jornais e agências online que o portal agrega. Uma das novidades que o novo site trouxe foi a central de vídeos de notícias em flash, tecnologia que permite a fácil visualização. O site veio em boa hora para reunir grandes coberturas jornalísticas e reportagens especiais que foram produzidas ao longo do ano. Além disso, o noticiário foi enriquecido com a participação de colaboradores espalhados por todo o Brasil.

A disputada campanha que resultou na história vitória de Barack Obama, o primeiro negro a ser eleito presidente dos Estados Unidos, as eleições municipais em todo o Brasil e a crise que abalou a economia mundial tiveram espaço e destaque. A redação preparou serviços especiais para o público, como a série especial sobre problemas de trânsito, dilemas que se tornaram assunto principal de debates eleitorais pelo país afora em 2008, tal a dimensão que o problema ganhou com a explosão da venda de veículos e a insuficiente infra-estrutura de transporte público nas principais metrópoles do país. Em setembro, cinco jornalistas do UOL adotaram a experiência de passar uma semana sem carro para relatar, num blog, a experiência, suas vantagens e suas dificuldades, trocando idéias com o público. Em junho, foi lançado, em parceria com o site Contas Abertas, um site especial para o acompanhamento da aplicação das verbas federais destinadas ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal. Por meio de um infográfico atualizado mês a mês, o público pode verificar em que pé está o uso das verbas em cada obra por todo o país. Em agosto, o UOL Notícias lança mais uma série especial, desta vez sobre um dos problemas crônicos do Brasil: a corrupção. Em setembro, os números e estatísticas que traduzem o país ganharam uma página especial. Também mereceu um tratamento diferente um capítulo da história recente do país, com a memória reflexiva sobre os 20 anos da Constituição Federal.

De junho a outubro, o UOL Eleições 2008 proporcinou cobertura completa da disputa nas principais capitais do Brasil e com os principais destaques de todo o país. O site trouxe inovações como o primeiro debate virtual em vídeo, realizado a partir de entrevistas feitas com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo. Também utilizou novos recursos de arte em infográfico que mapeou os pontos visitados pelos políticos em busca de votos na capital paulista. O jornalista multimídia Marcelo Tas também deu sua contribuição, com uma divertida série de vídeos no Tas na Zona Eleitoral.

Em ano de crise econômica, também não faltaram novidades para os internautas no UOL Economia. O site de Cotações lançou um serviço que permite escolher períodos de desempenho das ações na Bolsa de Valores de São Paulo, bem como consultar o valor de uma ação específica e personalizar gráficos. Outra novidade foi um simulador de fundos em que o internauta pode simular quanto teria ganho se investisse numa determinada carteira. O serviço inclui um ranking de fundos de ações de todos os bancos.

No UOL Notícias, o humor envolvendo o noticiário também ganhou espaço cativo, com o trabalho dos chargistas Angeli, Millôr e Maurício Ricardo, além da irreverência de José Simão no Monkey News.





Home
UOL altera projeto editorial e gráfico


UOL Notícias
Estação reúne os principais fatos do Brasil e do mundo em textos, fotos, blogs, vídeos e infográficos


UOL Entretenimento
TV UOL tem programação ampliada, nova tecnologia de exibição e abraça a participação do público


Parcerias
UOL ganha diversidade e relevância com 90 novos parceiros