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11/08/2008 - 13h09
Mara Gama é a nova ombudsman do UOL

A partir desta segunda-feira, 11 de agosto, a jornalista Mara Gama, 44, passa a exercer a função de ombudsman e diretora de qualidade de conteúdo do UOL. Seu trabalho como ombudsman consistirá em amplificar a voz do público junto à Redação do portal, com o objetivo de aprimorar a qualidade do conteúdo produzido.

Começo hoje a atuar como ombudsman do UOL. Minha tarefa é a de amplificar a voz do público encaminhando sugestões e críticas -que chegam por e-mail ou pelo blog - a quem pauta, produz, organiza, desenha, edita e publica o conteúdo do UOL, isto é, à Redação. Leia mais
Leia a primeira coluna da ombudsman Mara Gama
A ombudsman recebe, investiga e encaminha críticas e sugestões dos internautas às áreas responsáveis, em assuntos relativos à qualidade, acuidade e isenção jornalística, e segue os princípios estabelecidos no estatuto do ombudsman.

Mara Gama é a segunda ombudsman do UOL. O portal criou o cargo em julho de 2007 e a primeira profissional a exercer a função foi a jornalista Tereza Rangel, hoje diretora de planejamento de conteúdo do UOL.

A função de ombudsman se articula com a do Serviço de Atendimento ao Consumidor, sem contudo substituí-lo. O SAC tem como escopo atender o assinante e tratar de assuntos ligados a conexão, e-mail, assinatura e cobrança, entre outros.

"Considero que o desafio da função é o de entender as manifestações do público e extrair delas as informações e críticas que possam contribuir para o aprimoramento do conteúdo. Espero conduzir o processo com o máximo de transparência e trabalhar pela implantação de um ambiente de debate e colaboração", diz Mara.

"O cargo de ombusdman é um dos mais desafiadores da carreira jornalística", diz Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL. "Exige grande maturidade profissional, coragem para desagradar os colegas de profissão com críticas e responder à altura da expectativa do público no ritmo frenético da Internet. A vigilância constante do público e do ombudsman ajuda o portal a corrigir seus problemas mais rapidamente e estimula a empresa a ser mais transparente", completa.

O UOL decidiu fundir as atividades de ombudsman e qualidade de conteúdo sob um mesmo comando pelo alto grau de sinergia entre essas atividades. A área de qualidade implantou o controle de erros do UOL a partir de 2007, com a inclusão de link em todas as páginas de conteúdo para que o público possa rapidamente advertir a Redação sobre problemas encontrados. Entre os planos para o futuro próximo, está implantar um novo e mais amplo serviço "Fale com o UOL".

Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Surgiu em 1809, para designar o defensor dos cidadãos ameaçados pelo Parlamento. Em 1967, um jornal norte-americano, no Estado de Kentucky, indicou seu ombudsman, iniciando a prática em órgãos de imprensa. Na América Latina, o jornal Folha de S.Paulo foi o primeiro a ter um ombudsman, a partir de 1989.

Mara Gama é jornalista formada pela PUC de São Paulo e tem especialização em Design. Integrante da equipe que implantou o UOL em 1996, já desempenhou no portal as funções de gerente de informação, gerente geral de criação, gerente geral de entretenimento e gerente geral de qualidade de conteúdo. Assina também no UOL o BlogDesign (http://blogdesign.blog.uol.com.br/), com notícias sobre arquitetura, urbanismo e design.

Visite o Blog da Ombudsman do UOL em http://ombudsmandouol.blog.uol.com.br/






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