Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL
Faça do UOL a sua casa


04/08/2008 - 15h10
UOL adota tecnologia Web 2.0 em e-mail

O UOL, portal líder da Internet brasileira, adotará a partir desta terça-feira (5) uma nova plataforma de webmail. O objetivo da nova plataforma é dar mais conforto e agilidade à leitura e gerenciamento de e-mails.

O novo webmail agregará recursos como busca em todas as pastas, inclusão automática de contatos, criação de filtros para organização de mensagens, visualização inteligente de anexos e criação de grupos de contatos.

Graças à tecnologia Ajax (Asynchronous Javascript And XML) - comumente usada em soluções para Web 2.0 que proporcionam interações homem-máquina mais sofisticadas durante a navegação do usuário na Internet -, o usuário terá à sua disposição o Painel de Leitura, que permite a visualização do conteúdo da mensagem a ser lida logo abaixo da lista de mensagens, sem a necessidade de sair da página, ou abrir uma nova janela. Outra novidade do UOL Mail é a possibilidade de "arrastar" a mensagem para a pasta criada: basta clicar com o mouse em cima da mensagem, e, mantendo-a clicada, arrastá-la para a pasta que quiser.

O serviço estará disponível para os 2,5 milhões de usuários de e-mails do UOL, que terão suas caixas postais transferidas automaticamente. O processo de transferência das caixas postais da velha plataforma para a nova levará de três a quatro meses. Será feito em lotes diários, sem necessidade de nenhuma iniciativa dos assinantes. Aqueles que preferirem manter-se na plataforma antiga terão essa possibilidade.

A plataforma que o UOL adota agora foi primeiramente testada, com sucesso, no Zipmail, desde o início deste ano, e em seguida no BOL, o outro serviço de e-mail grátis de propriedade do UOL. No Zipmail, 500 mil contas já usam a nova plataforma. No BOL, a migração foi de 4 milhões de contas. Com os aprimoramentos realizados nessas implantações o sistema ficou pronto para ser adotado no UOL.

Os sistemas antispam do UOL, como a Quarentena e o Tira-teima, ficarão ativos na nova plataforma e receberão melhorias neste segundo semestre. Um novo antispam está sendo desenvolvido pelo UOL e deve estar disponível no primeiro semestre de 2009. Deverá representar um importante salto qualitativo na eficiência de barrar mensagens indesejadas.


Sobre o UOL
Criado em abril de 1996, o UOL possui o mais extenso conteúdo em língua portuguesa no mundo. O portal é líder em audiência e tempo de navegação. Organizado em 42 estações temáticas e mais de 1.000 diferentes canais de notícias, esportes, música, vídeos, jogos e serviços, o UOL provê acesso local à Internet em mais de 3.000 localidades no Brasil e oferece mais de 100 mil pontos no exterior, em 150 países.
O UOL possui extensa plataforma interativa e o maior bate-papo do país. O UOL oferece também produtos de tecnologia e de comunicação como VoIP, antivírus, segurança, busca, entre outras.






Home
UOL altera projeto editorial e gráfico


UOL Notícias
Estação reúne os principais fatos do Brasil e do mundo em textos, fotos, blogs, vídeos e infográficos


UOL Entretenimento
TV UOL tem programação ampliada, nova tecnologia de exibição e abraça a participação do público


Parcerias
UOL ganha diversidade e relevância com 90 novos parceiros