28/11/2005 - 15h42
UOL lança ações no mercado em dezembro
Da Folha de S.Paulo
Objetivo é capitalizar a principal empresa de internet do país para novos saltos tecnológicos
A empresa de internet Universo Online, UOL, fará em dezembro uma oferta inicial de ações ao mercado. A operação tem o objetivo de capitalizar a empresa para novos saltos tecnológicos. O UOL administra o principal portal de conteúdo de internet do país.
Haverá um aumento de capital do UOL com a venda de novas ações (oferta primária). Também serão ofertadas ao mercado ações já existentes e que hoje estão em poder dos atuais acionistas (oferta secundária).
Pelas regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), onde a operação foi registrada, o UOL e seus acionistas estão impedidos de comentar as suas expectativas em relação à captação de recursos e os demais aspectos da operação.
As ações serão registradas no mercado brasileiro e negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. Os papéis devem ser listados no Nível 2 da Bovespa, que demanda uma série de requisitos da empresa no sentido de maior transparência e da prática da governança corporativa.
Fora do Brasil, as ações serão oferecidas a grandes investidores institucionais, como fundos de investimentos e de pensão. A oferta dos papéis está sendo coordenada pelos bancos Merrill Lynch e Pactual.
Criado em 1996, o UOL é controlado pela Folhapar, empresa da família Frias, que detém 55% do capital total do portal. O grupo de telefonia Portugal Telecom detém os outros 45%. Do capital com direito a voto (ações ordinárias), a família Frias detém 61,7%.
O UOL é a empresa líder entre os provedores de internet pagos, com cerca de 1,4 milhão de assinantes e com oferta de acesso em mais de 3.000 municípios no país.
No ano passado, o portal registrou cerca de 55 bilhões de páginas vistas ("page views"), com aproximadamente 6,5 milhões de pessoas diferentes visitando o UOL mensalmente.
Segundo pesquisa Ibope/Netratings, de cada cem pessoas que acessaram a internet de casa em setembro deste ano, 64 visitaram o Universo Online.
O UOL apresenta conteúdos que incluem notícias, entretenimento, canais de comunicação, blogs e ferramentas de comunidade, como o recém-lançado UOLKut.
O crescimento vertiginoso no número de usuários, de páginas vistas e no incremento da publicidade paga na internet é considerado o principal atrativo aos inte' ressados em adquirir as ações da empresa que serão ofertadas.
Além do UOL, a família Frias controla a Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha, o jornal "Agora" e tem participação de 50% no "Valor Econômico", em sociedade com as Organizações Globo. Há ainda outras unidades de negócio, como Folha Online, instituto de pesquisas Datafolha, Agência Folha e a Publifolha.
Em janeiro deste ano, o Grupo Folha anunciou uma reestruturação para agrupar em uma única holding, a Folha-UOL S.A., todas as suas operações de mídia. O objetivo era lançar ações da holding em Bolsa até o final deste ano.
Com a unificação, a Portugal Telecom, sócia do UOL, passava a ser também sócia da Folha. Alguns meses depois, no entanto, houve uma mudança de planos e a holding foi cindida. Com isso, a Portugal Telecom deixou de ser acionista do jornal.
| |