Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


UOL News estréia com Paulo Henrique Amorim na segunda

28/07/2000 19h07

Da Redação
Em São Paulo

Estréia nesta segunda-feira, 31 de julho, o UOL News, o novo canal de jornalismo multimídia ao vivo na Internet, comandado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim.

A economia dirigida ao consumidor ganha espaço na Internet de segunda a sexta, das 9h às 19h, com informações, entrevistas, análises e comentários, além da presença de alguns dos mais importantes nomes do jornalismo brasileiro, como Elio Gaspari, Fernando Rodrigues, Ivan Lessa, Janio de Freitas, José Simão, Marília Gabriela, Mario Sergio Conti, Millôr Fernandes, Milton Neves, Sérgio Dávila e Téo José.

"Este é o primeiro produto jornalístico criado especialmente para o público que acessa a Internet em alta velocidade", diz Márion Strecker, diretora de Conteúdo do UOL. "Vem ampliar o serviço de Últimas Notícias e os canais noticiosos do UOL, agregando ao portal programação em áudio e vídeo original e ao vivo."

Os âncoras da nova estação, além de Paulo Henrique Amorim, são Adriana Costa, Camila Garcia, Fábio Schivartche e Patrícia Nakamura. O canal, totalmente concebido, produzido e formatado em banda larga, também pode ser acessado em banda estreita e irá explorar, em breve, demais possibilidades tecnológicas de acesso à Internet, como formatos WAP e Palm Pilot.

"Este é o futuro da minha profissão", diz Paulo Henrique Amorim. "Sou muito feliz por ter começado em imprensa escrita, trabalhar em TV e ter a oportunidade de, em um líder de mercado como o UOL, desenvolver um projeto pioneiro. A idéia é ser totalmente online: aconteceu... vai para o ar".

Com o objetivo de ser o melhor guia de finanças pessoais na Internet, o UOL News é subdividido em sete segmentos: "a casa" e seis "jardins". "A casa", ou seja, a home page, é o único lugar em que se fala de macroeconomia, política e notícias internacionais. Os seis "jardins" ou seções - "Meu Dinheiro", "Meu Futuro", "Minha Casa", "Meu Carro", "Minha Carreira" e "Ninguém é de Ferro" - tratam da economia voltada especificamente para o usuário, ou seja, como os acontecimentos na macroeconomia afetam o bolso do consumidor no dia-a-dia.

Em todos os "jardins" o internauta encontra seções fixas para contar suas experiências - "Me Dei Bem" - e também fazer reclamações - "O Choro É Livre".

A programação básica será ancorada pelo próprio Paulo Henrique Amorim, que pretende fazer 14 entradas diárias ao vivo. "Tudo Num Minuto" faz um resumo dos acontecimentos em cada hora cheia; "Jornal UOL" faz um apanhado do dia com duração de 10 minutos sempre às 18h; "BSB na Linha" são notícias de Brasília, com a participação dos editores Dolores Mendes e Fernando Rodrigues; "PHA Entrevista" são bate-papos com entrevistados; "A Mordida do Leão" trata de quanto se paga de imposto em produtos que todos consomem; "O Mercado Prevê" é um painel das projeções do mercado feito por especialistas; "Lembrador" é uma agenda dos eventos macroeconômicos e vencimentos de impostos; e "O Preço da Violência" traz uma estimativa de quanto o Brasil gasta para se defender da violência.

"Meu Dinheiro" cuida de finanças pessoais, orienta sobre os melhores investimentos e explica como as decisões macroeconômicas afetarão o bolso do consumidor. Em "Meu Futuro", o internauta obtém informações sobre aposentadoria e previdência privada. Diariamente, às 13h15, um boletim de meia hora, "Eu & o Amanhã", entra no ar com as últimas dicas.

O internauta encontra tudo sobre imóveis, compra e financiamento de casa própria, aluguéis e custo de condomínio em "Minha Casa". Com duração de 20 minutos, o informativo "Habite-se" entra no ar às 15h15 com notícias e entrevistas.

Informações sobre o mercado de automóveis novos e usados estão em "Meu Carro". Com duas edições diárias, o "Ao Volante" apresenta notícias e entrevistas sobre financiamento, desvalorização, modelos mais vendidos, seguros, consórcio e aumento no preço da gasolina.

Para o internauta que busca orientação profissional, "Minha Carreira" mostra dicas sobre carreiras, histórias de sucesso, banco de salário e até mesmo orientação sobre como fazer um bom currículo. O noticiário sobre o tema, "Múltipla Escolha", entra no ar às 18h15.

"Ninguém é de Ferro" cuida do aprimoramento pessoal e divertimento. Toda sexta-feira à noite transforma-se na home page do UOL News e traz dicas de lazer, cultura, cinema, teatro, literatura, culinária e turismo. Ao longo da semana apresenta o programa "Happy Hour" uma entrevista, sempre às 17h35.

O internauta encontra ainda na home page do UOL News links rotativos para as páginas ou programas dos colunistas do UOL, como Angeli, Barbara Gancia, Gerald Thomas, Glauco, José Simão e Rosely Sayão.


Entrevistas

Todas as entrevistas, na verdade, são "Entrepapos". Simultaneamente à imagem em vídeo, aparecem na tela as mensagens enviadas pelos internautas, que podem ser comentadas pelo entrevistado e/ou entrevistador. "Estamos aproveitando a agilidade da Internet para construir uma estação totalmente interativa, com a máxima participação do público", comenta Amorim.

Outra forma de interação são as enquetes com os internautas. São sete ao todo, uma na "casa" e uma em cada "jardim", nas quais o internauta pode transmitir sua opinião sobre os assuntos tratados durante o dia.

O conteúdo do UOL News e as informações trabalhadas pela equipe de repórteres e editores contam com a colaboração da Agência Folha, Folha de S.Paulo, Datafolha e Agência Reuters, além dos sites Carsale, TurismoNet, CyberCook e o site de finanças pessoais MyCash. O site também traz links para serviços e informações de assuntos correlatos para facilitar a informação ao internauta.

Clique aqui para ver a apresentação do programa feita por Paulo Henrique Amorim.