Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Internet grátis pelo UOL já atingiu 22 mil pessoas

Da Redação 23/07/98 21h35
Em São Paulo

O Universo Online já distribuiu, desde o início da 12ª Fenasoft até esta o início da noite desta quinta (23), cerca de 22 mil CDs de acesso gratuito à Internet. De acordo com a coordenação do estande, espera-se chegar a 50 mil kits distribuídos até o final da feira, no próximo sábado. A Fenasoft está acontecendo no pavilhão de exposições do Anhembi, em São Paulo.

O CD distribuído na Fenasoft oferece um mês grátis de Internet, ou 50 horas -o que vier primeiro. Depois de experimentar o serviço do UOL nesse período, o internauta decide se quer prosseguir com a assinatura. Se não quiser, basta entrar em contato com o UOL e cancelar seu acesso.

Para aproveitar a promoção, o visitante da Fenasoft só precisa comparecer ao estande do Universo Online e retirar o seu CD-ROM. E a visita não precisa se resumir a pegar o CD e sair apressadamente. Além da promoção, existem outras opções de diversão para quem quiser passar um tempo por lá.

O endereço do estande do UOL dentro do pavilhão de exposições do Anhembi é CD 55/64, mas ninguém precisa ficar procurando pela rua. Basta perguntar pelo "estande do Cadillac", que já virou um ponto de referência na feira.

A parte dos fundos do estande é dominada pela presença de um Cadillac 1950 amarelo, sobre o qual foi montado um bar que serve pinãs coladas, margheritas, daikiris e outros drinques -com ou sem álcool- para os clientes do UOL. Para completar o clima de happy hour, ouve-se o smooth jazz do saxofonista Chiquinho de Almeida, que toca com acompanhamento de play back.

O bar do Cadillac também já serviu para uma breve canja dos Virgulóides, na noite de quarta-feira, depois do bate-papo que eles comandaram diretamente do estande. Nesta quinta (23), quem estará no chat é o ex-ministro da Agricultura Antonio Cabrera. Na sexta, será a vez de Alessandra Mattos, capa da edição de julho da revista Playboy.

Outro ponto certo de procura no estande são os 21 computadores ligados à Internet disponíveis para o público. "Nossa campanha na Fenasoft está baseada no conceito de deixar a pessoa experimentar. Permitimos o acesso livre à Internet por meio do CD e dos nossos computadores na feira. Confiamos na idéia de que, quem experimenta o Universo Online, gosta", diz Alberto Bonanomi, gerente de Marketing do UOL.

Grupos de pessoas se reúnem em torno do mouse e do teclado para navegar na rede, participar de bate-papos, jogar games ou simplesmente dar uma conferida nos sites de sua preferência.

Este último é o caso das amigas Fernanda Gomes, 16, Michele de Oliveira, 15, e Mônica Tobias, 17, todas estudantes. Para elas, uma parada era obrigatória: o site dos Backstreet Boys, grupo musical cuja aparência dos integrantes faz as três suspirarem. Nenhuma tem Internet em casa, mas todas pretendem providenciar o acesso rapidamente, "para poder ver o ´Back´ todos os dias e imprimir fotos".

Preocupação diferente tem Wagner Graciano, 29. Ele navega pelas páginas para analisar a forma como elas são concebidas, admirado com a velocidade de navegação dos micros do estande. Aguarda apenas a chegada de uma linha telefônica para poder aproveitar de casa o acesso gratuito ao UOL. Quando tiver acesso à Internet fora do trabalho, acha que vai uilizá-la principalmente para baixar programas. E para mudar o nome de sua profissão "de designer gráfico para web designer".

O representante comercial Vanderlei Matheus, 26, pretende não deixar a Fenasoft acabar sem que tenha comprado uma placa de fax/modem. De posse do CD do UOL, ele vai experimentar o serviço e comparar com os de outros servidores antes de decidir se vai se tornar um assinante. Ele teme que um provedor tão popular quanto o UOL tenha muito congestionamento nas linhas. Porém, quando soube do novo link do UOL com a Embratel, que aumentará a capacidade de conexão do site para 74 megabits por segundo a partir de agosto, ficou mais tranquilo e ponderou: "Na verdade, o provedor deve estar sempre correndo atrás. Quanto mais popular fica, mais investimentos devem ser feitos, o que o torna ainda mais popular".

Todas essas pessoas estão no universo que o UOL pretende atingir com sua ação na Fenasoft. "Esperamos, com o estande, aproximar da Internet as pessoas que ainda não estão conectadas. E a melhor forma de obter essa aproximação é facilitar o acesso à rede, permitindo que o público conheça a Internet antes de assinar um serviço", afirma Bonanomi.