Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Universo Online adquire Miner Technology Group

Da Redação 22/06/99 12h43

Em São Paulo

O Universo Online acaba de adquirir a empresa Miner Technology Group, responsável pelo site Miner, serviço premiado que traz a maior concentração de ferramentas de busca inteligente na Internet. O presidente do UOL, Luís Frias, e o criador e principal acionista da Miner, Victor Ribeiro, anunciaram a transação nesta terça-feira, 22 de junho, por meio de uma "conference call" desde São Francisco, na Califórnia (EUA).

Os agentes Miner foram desenvolvidos para encontrar com rapidez informações de qualidade e comparar preços. Diferente de outros sites de busca que atuam genericamente, a divisão por assuntos do Miner otimiza o tempo e a abrangência da operação e, ao mesmo tempo, garante resultados específicos e detalhados.

A empresa Miner, baseada em Minas Gerais, estava procurando se reposicionar estrategicamente num mercado cada vez mais competitivo e buscava uma parceria que pudesse viabilizar seus planos. Passando a fazer parte do UOL, a Miner pode agora ampliar seus horizontes de atuação e acelerar sua expansão.

Toda a equipe da Miner será mantida, a companhia permanece no mercado e deverá atuar com marca própria. Victor Ribeiro continua à frente da mesma como o principal executivo além de se preparar para assumir novas responsabilidades em relação aos planos futuros do UOL - que devem ser anunciados oportunamente.

O serviço de busca Miner tem hoje 15 ferramentas de busca especializadas para encontrar: livros e CDs (com comparação de preços), pessoas, documentos, jogos, informações sobre turismo, informações sobre a linguagem Java, artigos médicos, arquivos de áudio no formato MP3, notícias na Internet, software (shareware e freeware), informações em bases sobre jurisprudência, receitas, produtos de informática e até um "espião" para saber o que as pessoas estão procurando na Internet naquele momento.

Lançado em parceria com o UOL em agosto de 1998, o site Miner se transformou no campeão em crescimento de audiência no UOL no período: sua média mensal é de 25%. A média de crescimento mensal do megasite UOL, no mesmo período, foi de 7%.

A aquisição significa uma maior capacidade de investimento e desenvolvimento no site. O conjunto de ferramentas Miner foi criado a partir de uma dissertação de mestrado de seu idealizador, Victor Ribeiro, 27, sob orientação do professor Nivio Ziviani, da Universidade Federal de Minas Gerais. Em pouco tempo, a ferramenta ganhou popularidade na Internet.

Seis meses depois de comercialmente lançada no UOL, ganhava dois prêmios, Melhor Serviço Online e Revelação, na votação do IBest versão 98/99, o principal prêmio da Internet brasileira. A revista "Consumidor S.A." de junho traz uma avaliação dos sites de busca da Internet que coloca o "Miner" e o "Radar UOL", ambos do UOL, entre os quatro melhores do mundo e como os dois melhores sites de busca brasileiros.

Segundo a pesquisa da revista - que levou em conta a precisão dos resultados apresentados, número de comandos automáticos disponíveis e facilidade de uso, entre outros itens - o "Miner" é o segundo melhor site de busca do mundo, e apresenta ligeira vantagem sobre o primeiro lugar, "Altavista", no quesito facilidade de uso - boa legibilidade e pouca necessidade de movimentação de mouse ou cursor.