Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Universo Online absorve CompuServe Brasil

Da Redação 20/04/98 16h54
Em São Paulo

A CompuServe Brasil deixa de existir no próximo dia 25. Em concordata desde dezembro do ano passado, a Tec Toy decidiu, de acordo com seu presidente Stefano Arnold, 43, "concentrar-se em seu negócio principal", brinquedos e jogos eletrônicos, abandonando a empreitada na rede, iniciada em abril de 1997, quando se anunciou o ingresso da empresa norte-americana no mercado brasileiro de Internet.

A carteira de assinantes da CompuServe Brasil está sendo absorvida pelo Universo Online. Nem a Tec Toy nem o Universo Online revelaram qual o tamanho dessa carteira nem os detalhes financeiros da operação. Os assinantes do Plano Básico da CompuServe Brasil estão sendo orientados, por e-mail e pelo site, a se recadastrarem no Universo Online. Eles terão de alterar seu e-mail, pois a terminação @compuserve.com.br
deixará de existir.

O Universo Online negocia com a CompuServe nos Estados Unidos detalhes do atendimento aos assinantes do Plano Completo, aquele que dá direito ao uso dos serviços internacionais da CompuServe. O Universo Online deve absorver, além da carteira de assinantes, também parte dos parceiros de conteúdo da CompuServe Brasil.

"Nós sabíamos que o amadurecimento desse negócio demoraria pelo menos quatro anos", diz o presidente da Tec Toy, para quem, apesar de tudo, "a Internet será, sem dúvida, um campo muito promissor". Segundo ele, a Tec Toy resolveu tornar-se provedora de acesso e conteúdo na rede porque queria "diversificar" seus interesses e queria "romper a sazonalidade própria de quem vende brinquedos", cujos vendas crescem muito em duas datas, Natal e Dia da Criança.

O contato entre a empresa brasileira e a CompuServe, iniciado em 1996, levou à criação do ramo brasileiro. "Nossa meta era chegarmos a dez por cento do mercado no prazo de quatro anos", diz Arnold. Desde o lançamento do serviço, em abril de 97, muita coisa mudou. O número de assinantes esperado pela Tec Toy não foi atingido. Os negócios da empresa não foram como o esperado e a situação se agravou com a crise asiática.

A CompuServe é a segunda maior empresa dos EUA em serviços on line e tem, no mundo todo, cerca de 5,2 milhões de assinantes. Em decisão anunciada no último dia 2 de fevereiro, a CompuServe norte-americana foi incorporada pela número 1 do setor, a America Online, que tem cerca de 12 milhões de assinantes. Juntas, formam um conglomerado de 17 milhões de assinantes internacionalmente.

O Universo Online não revela o número de assinantes que possui, mas se intitula o maior provedor de acesso e de conteúdo do país. Oferece cerca de 970 mil páginas de conteúdo em português. Tem uma audiência que supera os 5 milhões de páginas vistas por dia. Os assinantes do Plano Básico da CompuServe Brasil estão sendo recadastrados automaticamente, pelo endereço http://www.uol.com.br/compuserve.