Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Ernst & Young comprova números de audiência do UOL

16/11/1999 17h48

Da Redação
Em São Paulo

A empresa de auditores independentes Ernst & Young começou a realizar no segundo semestre deste ano um acompanhamento sistemático nos computadores do UOL no sentido de comprovar a autenticidade dos números de audiência nas páginas do site.

O UOL, maior provedor de acesso e conteúdo da América Latina, teve uma audiência de 1.505.008.741 page views no terceiro trimestre de 1999.

Para comprovar os números do UOL, uma equipe da Ernst & Young começou a trabalhar com os dados da primeira semana auditada, entre 30 de agosto e 5 de setembro últimos, verificando o funcionamento dos computadores e sistemas usados para medir a audiência.

A Ernst & Young, com escritórios em 133 países, é uma das empresas líderes mundiais no setor de consultoria e auditoria. Ela tem uma equipe especializada para auditar empresas do ramo da Internet.

O relatório final da auditoria relativo à primeira semana auditada concluiu que os números de audiência medidos e divulgados pelo UOL não apresentaram "divergências ou desvios significativos".

A empresa diz que verificou, "de forma independente e à base de testes", os procedimentos usados para registrar a audiência.

Cada vez que um internauta acessa uma página do UOL ou de um parceiro que tenha seu site nos computadores do UOL, um computador cria um pequeno arquivo de registro. Esses registros têm um formato específico estipulado pela NCSA (National Center for Supercomputing Applications), um avançado centro de pesquisas da Universidade de Illinois, nos EUA.

A auditoria mostrou que os registros estão sendo feitos de maneira correta e são protegidos de interferências externas.

Os principais parâmetros para medir a audiência são o número de "hits" e de "page views" (páginas vistas).

O "hit" é considerado o acesso a qualquer arquivo do site, seja uma foto, um arquivo sonoro ou uma página de texto, por exemplo.

O "page view" mede apenas os acessos aos arquivos que criam uma página, normalmente com a extensão "htm" ou "html".

Na semana em que a auditoria começou, o número diário de "hits" variou de 72.491.697 (sábado) a 98.556.329 (sexta) e o de "page views", de 1.214.160 (sábado) a 1.661.281 (segunda).

Clique aqui para ver a evolução da audiência do UOL.