Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Leia também: Chega de Mentiras!

Kit do UOL não engessa micro do internauta

Gisele Ribeiro
Editora de Mundo Digital

Que me desculpem os críticos, mas andam exagerando nos ataques ao kit de acesso gratuito ao Universo Online. O kit não engessa a máquina do internauta nem dá sumiço nos concorrentes. Todas as alterações que ele faz podem ser revertidas com ações simples do internauta.

Os problemas relatados foram três: o kit apaga a conexão dial-up (aquele programinha que guarda as informações do acesso à Internet) de outros provedores, trava a home page no endereço do Universo Online, obrigando os marinheiros de primeira viagem a alterar o Registry (arquivo que contém todas as informações de configuração do Windows), e ainda altera o papel de parede à revelia.

Resolvi fazer um teste para ver onde estavam esses problemas. Peguei uma máquina zerada (não adiantava usar a do dia-a-dia porque já existe uma conexão UOL), instalei o Windows 95 e o Internet Explorer. Configurei a conexão dial-up de mais dois outros provedores de acesso (Mandic e ZAZ), utilizando também kits promocionais. Conectei-me e caí na página padrão do browser estabelecida pelos provedores -suas respectivas home pages.

O próximo passo foi instalar o kit do UOL: escolhi o Internet Explorer 4.0 como navegador, já que os problemas reportados não aparecem quando a opção do internauta é o IE 3.0. Configurei o dial-up e tratei de conectar-me ao Universo Online. Assim como o kit dos outros dois provedores, o do UOL estabeleceu sua home page como padrão para início da navegação. Nenhum problema grave. Trata-se de estratégia de marketing utilizada por qualquer provedor do mundo. O que implica mesmo é que o kit, quando usamos o IE 4.0, trava as configurações de conexão na home page do UOL, impedindo que o usuário altere a página de inicialização do browser.



Não foi preciso, contudo, editar o Registry para habilitar essa função novamente. Foi possível fazê-lo a partir do próprio browser. Conectada ao UOL, carreguei o navegador com o endereço que gostaria de ter como página inicial. Cliquei no ícone do IE 4.0 na barra de endereço e arrastei-o até o ícone da página inicial, na barra padrão.



Uma janela de diálogo apareceu perguntando se queria ou não ter o endereço desejado como página inicial. Cliquei sim e, pronto! Lá estava minha configuração do UOL com a home escolhida.



Está certo que é preciso conhecer um pouquinho mais dos recursos do navegador. Está certo também que o usuário inexperiente não tem obrigação nenhuma de saber disso. Mas a solução é muito mais simples do que mexer em um arquivo como o Registry -coisa para escovador de bits- ou nas propriedades de conexão.

Primeiro problema resolvido, lá fui eu verificar se as outras conexões dial-up ainda existiam na minha máquina. Abri a pasta e verifiquei as propriedades das anteriores ao UOL. Estavam todas lá. Já não eram mais a conexão padrão do browser, mas todas as informações tinham sido salvas. Para acessar qualquer uma delas, bastou executar a conexão a partir do atalho criado na área de trabalho.

De todas as reclamações, apenas uma deve ser levada em conta: a de que o papel de parede (imagem de fundo da tela) é alterado sem a nossa permissão. É mal-educado? É, sem dúvida. E eu também ficaria fula da vida se a imagem dos bichinhos que enfeitam minha tela fosse substituída pela de um aqualouco sem o meu consentimento.

Procurei os responsáveis para saber o porquê da alteração e ouvi um mea culpa e a garantia de que os CDs da próxima tiragem virão com opção de instalar ou não o UOLpaper. Nessa primeira leva, aqueles que se sentirem invadidos terão, infelizmente, de fazer a alteração manual do papel de parede para voltar à configuração anterior. E isso é possível com apenas quatro cliques de mouse:

1- Clique com o botão direito em qualquer ponto da área de trabalho
2 - Clique em Propriedades

3 - Na opção Segundo Plano, escolha o papel de parede desejado
4 - Clique em OK e pronto!



A imagem preferida estará novamente enfeitando a tela do micro, e o internauta poderá navegar pela Web a partir do provedor que bem entender. E com uma vantagem: terá tido uma pequena aulinha sobre alguns recursos do navegador.