Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Família Miner estréia no UOL

Da Redação
Em São Paulo

Acaba de estrear no Universo Online mais um serviço para facilitar a vida do internauta. Trata-se da Família Miner, uma série de agentes inteligentes de busca que permite a pesquisa simultânea de informações em vários diretórios da Web.

"O objetivo principal da Família Miner é ajudar as pessoas a encontrar informações na Internet, de forma objetiva, ordenada e rápida", diz Victor Fernando Ribeiro, estudante mineiro que desenvolveu os agentes para sua tese de mestrado na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Os agentes da família Miner utilizam dispositivos já existentes na Internet para realizar pesquisas paralelas simultaneamente. O internauta digita as palavras-chave, determina o tempo máximo da busca (de 45 a 240 segundos) e o tipo de pesquisa e opta por visualizar ou não o resultado em uma nova janela do navegador.

Pode também pedir ao agente que procure a informação desejada em todos os diretórios de busca e sites listados ou em apenas alguns deles.

O resultado surpreende. Os agentes da Família Miner eliminam as ocorrências repetidas (as que aparecem nas buscas dos vários diretórios) e ordenam os sites por relevância.

Antes que o resultado apareça, o agente mostra um relatório dizendo quem retornou ou não à pesquisa e quantas foram as ocorrências.

A Família Miner (ou Família Mineira) começa a funcionar no UOL com cinco caçadores de informações: MetaMiner, para pesquisa em outros mecanismos de busca; BookMiner, para pesquisa de livros; CDMiner, para procura de CDs; NewsMiner, para caça de notícias diárias; e SoftMiner, para procurar softwares em repositórios da Web.


 

Em breve, essa inusitada família mineira ganhará outros integrantes, como o DoctorMiner, que busca informações sobre saúde, e o InfoMiner, que caça informações de tecnologia em jornais, revistas e sites tecnológicos da Web.

O MetaMiner permite procurar uma informação ao mesmo tempo em 13 mecanismos de busca nacionais, como o RadarUOL e o Cadê?, e internacionais, como o AltaVista e o Yahoo!. Os resultados são ordenados por diretórios, à medida que eles retornam à pesquisa.

O NewsMiner pesquisa em 12 jornais brasileiros notícias do dia divididas por assunto (economia, geral, internacional, política, esportes e cidades/cultura). As reportagens publicadas pelos jornais em cadernos semanais não entram na busca.

Segundo Victor Ribeiro, a intenção é incluir, futuramente, agentes para assuntos específicos, como notícias de tecnologia (InfoMiner), negócios (BusinessMiner) e agricultura (AgroMiner).



O BookMiner é um caçador de livros. Ele pesquisa títulos em seis livrarias virtuais brasileiras e em oito internacionais. O resultado traz os preços cobrados em cada uma delas, sem incluir impostos e frete. A grande vantagem do BookMiner está justamente aí: ele facilita a pesquisa de preços, levando o internauta a economizar tempo na procura e dinheiro na compra.




O CDMiner é uma variação do Book Miner. Ele procura discos em quatro lojas brasileiras e em sete internacionais, pelo nome do artista ou pelo título do CD. Já o SoftMiner sai pela Web caçando freewares e sharewares em bibliotecas de software como Tucows UOL e FileZ.

Todos os agentes da Família Miner têm funcionamento semelhante, com exceção do NewsMiner, cuja pesquisa é feita diariamente por um robô. "Às 4 horas da manhã, ele sai de publicação em publicação atualizando as informações", diz Victor. "As páginas atualizadas ficam armazenadas em nosso banco de dados".

O desenvolvimento da Família Miner começou em 1996, dentro do Laboratório para Tratamento da Informação do departamento de ciência da computação da UFMG. O objetivo principal era pesquisar a recuperação de textos na Internet. Pouco mais de um ano depois, foi lançada a versão para testes da família, com três dos agentes, e em fevereiro deste ano, Victor Ribeiro lançou a versão final, com cinco agentes.

"A média diária de consultas, nessa época, era de 20 por dia", conta Ribeiro. "Mandamos alguns e-mails para webmasters de sítios populares e, em duas semanas, a média de acesso subiu para 400 por dia". A inciativa de Ribeiro resultou em várias reportagens, todas elogiando a nova ferramenta de busca. Veja algumas delas abaixo:

Chega novo sistema de busca

Pechincha.net - MetaMiner

Busca esperta

Uma família mineira na Web