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Estréia no UOL a versão on line
da revista Bravo!

Home page do site Bravo!, que estréia no UOL

Da Redação

Vingou o que poderia parecer improvável no mercado editorial de tempos atrás. Oito meses depois de surgir nas bancas como revista cultural de edição luxuosa, Bravo! avança e lança este mês sua edição on line (http://www1.uol.com.br/bravo). Migraram para o site da revista o apurado padrão gráfico, boas fotos, e até as tabelas com serviço sobre as melhores atrações de artes, música, literatura.

"O visual da versão on line foi orientado pela diretora de arte da revista, Noris Lima", diz Wagner Carelli, o diretor de redação de Bravo!. "Daí o padrão (...)se repetir. A idéia foi manter a divisão das editorias por cores e a organização editorial-gráfica". A edição deste mês traz como destaque o texto condensado sobre a obra do artista plástico norte-americano Jean-Michel Basquiat, que terá grande exposição na Pinacoteca do Estado, em São Paulo, dez anos depois da morte do artista.

Traz ainda uma entrevista exclusiva com Robert Redford, diretor e ator principal do filme "O Encantador de Cavalos", que estreou esta semana, e com o diretor de teatro Antunes Filho.

Segundo Carelli, o objetivo não é apenas reproduzir o conteúdo da revista, mas também avançar por outros caminhos que só a edição on line pode oferecer. O primeiro projeto exclusivo para a edição on line de Bravo! é o bate-papo com escritores, diretores de cinema ou outras personalidades significativas para a publicação.

Outro dado exclusivo da versão na Web são os links "de referência" agregados aos textos, enviando o usuário a livrarias, textos de análise, crítica, inéditos e obras completas. "Queremos evoluir junto com o sistema", diz Luiz Felipe D'Avila, diretor-presidente da D'Avila Comunicações, empresa responsável pela publicação. "A edição on line agrega valor à revista", diz D'Avila. "Nossos leitores utilizam a Internet".
Também para os anunciantes a edição on line é importante, segundo D'Avila. "Na edição impressa, cada seção é patrocinada por uma empresa. Vamos oferecer aos anunciantes a possibilidade de ter banners e patrocinar também as mesmas seções no site."

A solução encontrada para a versão eletrônica dos quadros de artes, música,literatura é bastante funcional, e foi criada pela Webplan. Nos quadros se encontram as atrações consideradas "top" nas diversas áreas. Como na agenda de música, onde, além de diversas opções para os usuários paulistanos e cariocas, está, por exemplo, o barítono belga José van Dam, que se apresentará este mês em Toulouse, na França. Para saber como desfrutar melhor da apresentação, clique em "preste atenção", um dos itens da agenda, e saberá porque o registro do barítono será fundamental em "Boris Godounov", ópera de Modest Mussorgsky. Para saber onde ficar em Toulouse, clique em "para desfrutar" e encontrará uma dica de hotel.

"As agendas ganham mobilidade com a versão na Internet, pois podem ser atualizadas, se alguma atração -principalmente as de cinema- tiver datas de estréia alteradas", diz D'Avila. "As agendas são parte do projeto da revista, que é arbitrar o que é importante, entre as atrações culturais disponíveis. O serviço adicional -onde se hospedar, em que restaurante ir depois de um espetáculo-faz parte do ritual deste público".

Bravo! já atingiu tiragem de 50 mil exemplares e o número de assinantes vem crescendo. "Temos uma média de 35 novas assinaturas por dia", diz D'Avila. "A revista quebrou alguns mitos. Um deles é que investir em cultura é loucura, dá prejuízo", completa. "Conseguimos atingir um mercado inexplorado."