Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL


Retrospectiva 2006 - Vídeos
O ano do vídeo na Web e no UOL

Em dezembro, com a estréia do Videolog, o UOL consolidou uma série de avanços que fez, durante o ano, no sentido de usar ainda melhor os vídeos na Internet.

Com o Videolog, o usuário passa a contar com uma nova ferramenta de interação, podendo compartilhar, de forma prática e rápida, filmes com outros internautas. A navegabilidade e a qualidade são superiores ao que é oferecido pelos mais populares concorrentes. Criado no Rio de Janeiro em 2004 - nove meses antes do YouTube -, o Videolog foi o primeiro compartilhador de vídeos do mundo.

Diariamente, o Videolog já exibia, até sua estréia no UOL, 3,5 milhões de vídeos e contava com 170 mil usuários, sendo 95% deles brasileiros. Por mês, ele recebia 1,5 milhão de visitantes e tinha 35 milhões de page views, números que tendem naturalmente a crescer em 2007.

Vídeos

"O Videolog tem alta credibilidade pois os 'internautas espectadores' vão até o Vlog para assistir aos programas feitos pelos próprios usuários, e não para ver trechos de programas de TV", explica Ariel Alexandre, criador e diretor de tecnologia do Videolog. "É cultura e entretenimento a partir da inteligência coletiva dos nossos usuários", completa Edson Mackeenzy, diretor-executivo do portal Videolog.

No ano do vídeo na Web, em que atrizes com longa trajetória, como Maria Alice Vergueiro, tornaram-se celebridades com filmes como "Tapa na Pantera", o UOL teve muito o que mostrar. Em 2006, o portal transmitiu todos os desfiles do maior evento de moda do país, o São Paulo Fashion Week, registrou todos os programas eleitorais na TV dos candidatos à Presidência da República, transmitiu ao vivo o mais quente debate da corrida eleitoral, entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB), e mostrou lances e gols da Copa do Mundo.

Além disso, passou a disponibilizar, on demand, pela TV UOL, o Metrópolis, tradicional programa de artes e entretenimento da TV Cultura, a transmitir ao vivo e on demand programas de seus parceiros, como o Estúdio Showlivre, e passou a disponibilizar todo o conteúdo multimídia dos sites Trama, Trama Virtual e Trama Universitário.

O portal também passou a usar vídeos em formato flash nas homes de suas estações, permitindo que o internauta assista aos filmes sem ter de deixar suas páginas favoritas.

Produção própria

A TV UOL turbinou sua programação com o aumento de 50% na produção de conteúdo.

Pocket shows, videoclipes, entrevistas exclusivas com celebridades brasileiras e estrangeiras, trailers de superproduções cinematográficas e transmissões ao vivo de espetáculos teatrais e eventos de moda, música, política e gastronomia marcaram a programação em mais de 200 horas de conteúdo em vídeo.

O ano começou com uma série sobre o samba paulistano, que mapeou os grandes nomes ligados ao Carnaval de São Paulo. Personalidades como Osvaldinho da Cuíca, Carlão do Peruche, Toniquinho Batuqueiro e os jovens compositores do Samba da Vela deram seus depoimentos sobre o samba de raiz, num registro histórico e exclusivo para as lentes da TV UOL.

Em março foi a vez da trupe do "Terça Insana" ganhar o mundo através da transmissão ao vivo da estréia da quinta temporada do espetáculo em São Paulo. Foi a primeira vez na história do grupo que uma câmera de TV, posicionada nos camarins do teatro, registrou a movimentação do elenco antes da entrada em cena e durante toda a apresentação.

TV portátil

A primeira produção da TV UOL para o formato videopodcast estreou em abril, quando Marcelo Tas levou para os estúdios do UOL a versão audiovisual e ao vivo de seu "Blog do Tas". Amplamente sintonizado com a convergência das mídias, o programa promove semanalmente uma experiência interativa completa, reunindo na mesma tela - a do computador! - vídeo, áudio, comunidades, blogs, bate-papo, videopapo, e-mail e até a participação de especialistas por meio do velho e bom telefone.

Em maio, quando os estúdios da TV UOL passaram por uma reformulação, ganhando novo cenário, Chitãozinho e Xororó estiveram pela primeira vez no UOL para falar dos 35 anos de trajetória da dupla. Nesse mesmo mês, Carla Camurati, Serginho Groisman e Gerald Thomas conversaram com os internautas em bate-papos transmitidos ao vivo.

Durante a Copa da Alemanha, o canal de esportes exibiu uma série de reportagens produzidas com exclusividade pela equipe da TV UOL enviada à Alemanha, registrando o comportamento das torcidas, os pontos turísticos das cidades-sede e os bastidores do mais importante torneio de futebol de mundo. Logo após o término de todos os jogos, os internautas puderam assistir no UOL aos gols e aos melhores momentos das partidas.

Inédito e exclusivo

Em agosto a TV UOL "furou" as televisões e exibiu em primeiríssima mão o clipe "Estranho Jeito de Amar", da dupla Sandy e Junior. O vídeo, com duração de 14 minutos, marcou a estréia de Junior Lima na direção e traz Sandy como protagonista. Em quatro horas de exposição, o clipe alcançou o primeiro lugar na classificação dos vídeos mais vistos daquele mês.

Caetano Veloso também presenteou os internautas da TV UOL com um vídeo, até então inédito, sobre os bastidores de gravação de "Cê", álbum que o cantor e compositor lançou em setembro. Gravado nos estúdios da Rádio Nacional, no Rio de Janeiro, nele Caetano apresentou cada faixa de seu álbum e revelou curiosidades da produção.

Outro destaque de setembro foi a transmissão ao vivo do festival Campari Rock, que reuniu pela primeira vez no Brasil as bandas The Cardigans e Gang of Four.

Em ano de eleições, a TV UOL promoveu, em seu estúdio em São Paulo, uma série de bate-papos com candidatos à presidência e aos governos estaduais.

Também ampliou a vitrine para os debates realizados pela Folha de S. Paulo, ao transmitir ao vivo e manter em arquivo para consulta on demand a série "Sabatinas da Folha".

Em setembro, a TV levou ao ar entrevistas com artistas, curadores, historiadores e críticos de arte, compondo um painel histórico e afetivo sobre a Bienal de São Paulo, no site exclusivamente dedicado ao assunto.

A TV UOL encerrou o ano com a estréia do canal Trama, fruto de uma parceria com a gravadora. O novo canal estreou com edições especiais do clássico Programa "Ensaio", as íntegras dos shows de Nação Zumbi, Ed Motta e trechos de apresentações de Cansei de Ser Sexy e Rappin' Hood, além de cenas de bastidores e making of de apresentações históricas de Tom Zé, Claudio Zoli, Cesar Camargo Mariano e Romero Lubambo.

Texto anterior: Dez anos na liderança da Internet
Próximo texto: Ainda mais notícia e conteúdo no UOL News





Vídeos
O ano do vídeo na Internet e no UOL


UOL News
Ainda mais notícia e conteúdo no UOL News


Produtos
A chegada do UOL Megastore e do Novo Shopping UOL


Estilo
Num só lugar, moda, beleza, casa, família, saúde e bem-estar


Economia
UOL Economia amplia conteúdo e renova apresentação gráfica


Home Page
No ano de Copa e eleições, uma nova primeira página


Eleições
Informação de qualidade para eleitores de todo o Brasil


Prêmios
Políticos do Brasil ganha Prêmio Esso


Música
Audiência de UOL Música mais que duplica em 2006


Jogos
UOL Jogos vai aos EUA e Japão testar Wii e PlayStation 3


Diversão e Arte
Bienal politizada marca o ano das artes no Brasil


Parcerias
Novas parcerias reforçam conteúdo multimídia do portal


UOL História
Conheça os fatos que marcaram os dez anos do portal


PRÊMIOS RECEBIDOS
Políticos do Brasil ganha Esso por "Melhor Contribuição à Imprensa"

Pela 3ª vez, UOL é o veículo mais admirado da Web

UOL, a marca de Internet mais lembrada pelo mercado educacional

Lista completa.