Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL
Faça do UOL a sua casa


06/05/2008 - 18h29
UOL e Datafolha promovem a segunda edição do Top of Mind Internet

Prêmio coroa as marcas mais lembradas da Internet em 21 categorias pesquisadas

São Paulo, 6 de maio de 2008 - O UOL e o Datafolha realizam nesta terça-feira, 6, o segundo Prêmio Top of Mind Internet, pesquisa que reconhece as marcas mais lembradas pelos usuários que navegam pela rede mundial.

Os vencedores estão divididos em 21 categorias, além de três especiais. A pesquisa - realizada de 19 a 22 de fevereiro de 2008 nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília - ouviu 2.050 pessoas, com 14 anos ou mais e que acessam a internet pelo menos três vezes por semana. Os entrevistados tiveram de responder qual marca vem em primeiro lugar à sua mente em cada uma das categorias pesquisadas.

"O internauta faz parte de um público especial, pois tem maior escolaridade e nível de renda e, conseqüentemente, consome mais", afirma Mauro Paulino, diretor do Datafolha.

Nike (artigos esportivos), Itaú (banco), Visa (cartão de crédito), Skol (cerveja), Coca-Cola (refrigerante) Gol (companhia aérea) e Brastemp (refrigerador) são algumas das marcas bicampeãs do prêmio.

Há também três categorias especiais: Top Teen (usuários entre 14 e 19 anos de idade), Feminino e Heavy User (quem acessa a Internet diariamente). Os vencedores são Coca-Cola, Natura e Net, respectivamente.

O Top of Mind Internet é uma ferramenta para que os anunciantes e agências de publicidade avaliem seus esforços de mídia online. "A pesquisa mostra que, de fato, os consumidores percebem as marcas mais presentes no meio", diz Enor Paiano, diretor de Publicidade do UOL. "Para dar um exemplo, enquanto o Banco do Brasil lidera a lembrança de marca do Top of Mind geral, na pesquisa de Internet as marcas mais lembradas são Itaú e Bradesco, que realmente têm grande presença no meio", conclui.

A margem de erro da pesquisa, para o total da amostra, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Quando ocorreu empate entre duas empresas, o awareness - soma dos percentuais daqueles que se lembram da marca em primeiro lugar com as demais marcas lembradas, independentemente da ordem de lembrança - foi usado como critério para definir o vencedor.

Saiba mais no site do Top of Mind Internet






Home
UOL altera projeto editorial e gráfico


UOL Notícias
Estação reúne os principais fatos do Brasil e do mundo em textos, fotos, blogs, vídeos e infográficos


UOL Entretenimento
TV UOL tem programação ampliada, nova tecnologia de exibição e abraça a participação do público


Parcerias
UOL ganha diversidade e relevância com 90 novos parceiros