Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

17/07/2008 - 19h21
Blogueiros e cartunistas do UOL levam prêmios no Troféu HQMix 2008

Blogueiros e cartunistas do UOL foram alguns dos principais premiados da edição 2008 do Troféu HQMix, a principal premiação da área de quadrinhos do país, cujo resultado foi divulgado hoje. A entrega dos 60 prêmios vai ser no próximo dia 23 às 20h, no teatro do Sesc Pompéia, em São Paulo (rua Clélia, 93). A entrada é franca.

O cartunista Laerte (http://www.laerte.com.br/) foi o mais premiado com o álbum "Laertevisão" que venceu nas categorias melhor projeto editorial, projeto gráfico e edição especial nacional. O idealizador da tira "Piratas do Tietê" estreou seu site em 1998. Angeli (http://www2.uol.com.br/angeli/), um dos mais conhecidos chargistas brasileiros, criador da lendária personagem Rê Bordosa, venceu nesta categoria.

A tira nacional que faturou o prêmio na edição deste ano foi "Níquel Náusea", de Fernando Gonsales (http://www2.uol.com.br/niquel/index.shtml). Náusea é um rato que mora no esgoto e tem uma barata, Fliti, como melhor amiga.

Dentre os blogueiros do UOL, o jornalista Paulo Ramos, do Blog dos Quadrinhos (http://blogdosquadrinhos.blog.uol.com.br/), venceu, pela primeira vez, em duas categorias no Troféu HQMix de 2008. O blog foi considerado o melhor sobre quadrinhos e o jornalista o melhor articulista da área.

"Iniciei o blog no dia 25 de abril de 2006, a idéia surgiu em uma conversa na redação do UOL. Eu era consultor de português e achava que o UOL devia ter um blog sobre HQ, então surgiu o Blog dos Quadrinhos", conta Ramos.

O jornalista começou a escrever sobre quadrinhos no UOL, até então era apenas leitor e pesquisador da área, inclusive defendendo uma tese de doutorado sobre o tema.

HQ também é notícia

"Esse prêmio se torna importante já que cria nas pessoas a impressão de que quadrinhos também são notícias e jornalismo, uma coisa que o UOL tem encampado muito via Blog dos Quadrinhos", afirma o ganhador. Ramos destaca que além de denotar caráter jornalístico à uma área um pouco discriminada, o blog ajuda a levar informações sobre HQs para pessoas que não estão familiarizadas com este universo.

Eduardo Baptistão, blogueiro do UOL (http://baptistao.zip.net/) e ilustrador do jornal "O Estado de São Paulo", foi eleito o melhor caricaturista no HQMix deste ano. O artista soma cinco conquistas, sendo esta a quarta consecutiva. Apesar da série de títulos, Baptistão diz que a emoção pela notícia é sempre muito grande. "É sensacional por ser tratar, guardadas as devidas proporções, do Oscar do humor gráfico. O HQMix é um dos prêmios que mais valorizo pela nomeação dos vencedores ser decidida por aficcionados e especialistas do meio", conta.

Baptistão conta que o blog, mantido no portal desde 2004, foi "um grande divisor de águas" em sua carreira. "Costumo dizer que meu trabalho se divide em antes e pós-Internet. Meu trabalho circulava muito pouco e nunca tive site. Portanto, o blog é desde sempre meu portifólio virtual. Acho que o grande diferencial é a interatividade, o contato direto com o público. É ágil e permite às pessoas comentarem sobre todos os trabalhos.

Outro ponto levantado por ele é a questão da abrangência. "O jornal tem alcance limitado. Mesmo sendo vendido fora do Estado, concentra-se mais no universo de assinantes e daqueles que efetivamente o adquirem nas bancas. Com o blog, recebo visitas de inúmeros países".

O blog faz grande sucesso no UOL e já registra mais de 884 mil acessos, desde a sua inauguração. "É um número bastante satisfatório que não só me orgulha, como me estimula. Muitas vezes faço o desenho pensando em como posso adequá-lo na página, que também recebe trabalhos que nunca foram publicados em veículos de comunicação".

Blog, sem frescura

O ilustrador Allan Sieber, que também mantém blog no UOL (http://talktohimselfshow.zip.net/) desde 2004, ganhou o HQMix como melhor cartunista. "Acho que já ganhei uns 10. O mais especial foi o do ano que o [chargista] Angeli era o homenageado e o troféu era uma linda Rê Bordosa [sua personagem] na privada", lembra. Ele também acredita que o blog ajuda na divulgação de seu trabalho. "O blog é legal porque é rápido, sem frescura".

Baptistão ressalta que a Internet deve ser a saída para jovens talentos que sonham em ingressar no mercado de ilustrações. "Facilita demais porque você publica sem precisar de editora, de jornal. Monta o blog sozinho. Aconselho, mas tem que saber usar, porque a pessoa também pode se comprometer se a qualidade do trabalho não condisser com a exposição que ela está dando a ele".

Paulo Ramos ficou satisfeito com ambos os prêmios que conquistou no HQMix. "Creio que os prêmios são um reconhecimento do blog e do UOL também, por ter a coragem e percepção de colocar um blog com notícias sobre quadrinhos como oficial da redação, que é uma coisa que poucos portais têm", finaliza Ramos.