Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

24/10/2007 - 17h34
Pesquisadores do UOL Bolsa Pesquisa ganham prêmio no SBBD 2007

Bolsistas desenvolveram um novo algoritmo para computar reputação de páginas

São Paulo, 24 de outubro de 2007 - Bolsistas do projeto UOL Bolsa Pesquisa, os pesquisadores da UFAM Klessius Berlt e o Professor Dr. Edleno Moura foram premiados com o Melhor Paper do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD 2007).

O projeto intitulado "A Hypergraph Model for Computing Page Reputation on Web Collections" tem como objetivo o desenvolvimento de um novo algoritmo para computar a reputação de páginas (ou importância) na Web. Os experimentos mostram que o algoritmo apresenta resultados bem superiores aos do Pagerank, um algoritmo bastante conhecido proposto pelos fundadores do Google, Larry Page e Sergei Brin.

Os algoritmos de reputação de páginas são a alma de uma ferramenta de busca. São eles que determinam qual documento é mais importante e que deve ser listado primeiro nos resultados de cada pesquisa.

Participaram também do projeto os pesquisadores André Carvalho, Marco Cristo, Nívio Ziviani e Thierson Rosa.

O UOL, por meio do Bolsa Pesquisa, investe na criação de soluções para a Internet como um todo. O projeto tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de tecnologias e conhecimento de ponta sobre a Internet no país.

O UOL Bolsa Pesquisa já contemplou mais de 30 projetos, oriundos de universidades em diversas regiões do Brasil. Mais de 60 artigos nacionais e internacionais foram publicados em pouco mais de 2 anos como resultado desses projetos.

Acesse o site do UOL Bolsa Pesquisa: www.uol.com.br/bolsapesquisa