Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

20/11/2006 - 16h05
Políticos do Brasil ganha Prêmio Esso

Da Redação

O site e o livro Políticos do Brasil, do jornalista Fernando Rodrigues, receberam o prêmio de "Melhor Contribuição à Imprensa em 2006" do Prêmio Esso de Jornalismo. Hospedado no UOL desde o final de agosto deste ano, Políticos do Brasil é um banco de dados de fácil acesso sobre declarações de bens de candidatos majoritários e proporcionais de 1998 a 2006, fruto de cinco anos de pesquisa de Fernando Rodrigues.

A organização do Prêmio Esso agraciou o trabalho do jornalista, colunista do UOL, "por constituir uma importante contribuição aos jornalistas que necessitam de informações confiáveis sobre o patrimônio dos candidatos às últimas eleições do país".

No dia 12 de dezembro serão conhecidos os vencedores das diversas categorias do Prêmio Esso de Jornalismo. São 38 finalistas para um prêmio que já existe há 51 anos. A cerimônia será no Hotel Copacabana Palace, no Rio de Janeiro.

Na Internet
Além dos bens, Políticos do Brasil (www.politicosdobrasil.com.br) traz o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) dos políticos de todos os Estados e do Distrito Federal, seus gastos declarados nas campanhas de 1998 e 2002 e suas estimativas de gastos para 2006.

Há quatro modalidades de busca. É possível pesquisar os nomes por ordem alfabética, por partido, por unidade da Federação e por cargo disputado. As quatro buscas são válidas para os anos de 1998, 2002 e 2006.

São 2.177 candidaturas de 1998, 2.376 nomes que concorreram em 2002 e 20.134 candidatos que disputaram a eleição de outubro, nos cargos de presidente, vice-presidente, governador, vice-governador, senador, suplentes de senador, deputado federal, estadual e distrital.

O livro
Lançado pela Publifolha, as 424 páginas do livro estão dividas em seis capítulos: "Coleta de dados, metodologia e histórico de estudos correlatos"; "O patrimônio dos políticos e sua evolução"; "Os políticos e sua riqueza"; "Perfil dos políticos do Brasil"; "Os milionários"; e "A 'classe média' entre os políticos e um caso para estudo (o 'mensalão')".

Ao final do livro, o leitor encontrará uma listagem completa de todas as tabelas usadas nas análises e os nomes de todos os vencedores nas eleições de 1998 e de 2002.

Estão relacionados, entre outras informações, o cargo para o qual cada um foi eleito, o partido, unidade da Federação (UF), a votação obtida e o CPF. A principal fonte de produção do livro foram documentos públicos.