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06/10/2006 - 18h46
Pesquisa revela marcas mais confiáveis; UOL lidera na Internet pela 5ª vez

Da Redação

A revista "Seleções" e o Ibope divulgaram nesta sexta-feira o resultado da quinta edição da pesquisa Marcas de Confiança. A revista avalia anualmente a percepção de seus quase 2 milhões de leitores a respeito de 37 tipos de produto, segundo critérios de confiança, modernidade, atendimento ao consumidor, responsabilidade social e relação custo-benefício.

Sorvete Kibon (com 81% de confiança), sabão em pó Omo (77%) e Coca-Cola (57%) são os três primeiros produtos (top 3). O UOL (Universo Online) foi o vencedor na categoria provedor de Internet, com 33,1% das preferências. O UOL venceu a pesquisa em todas as suas cinco edições.

Neste ano, o segundo colocado no setor de Internet foi o Terra, com 20,6%. O iG ficou em terceiro, com 7%.

A pesquisa também verifica a credibilidade de instituições e profissões. Na avaliação de profissões, os bombeiros são os mais populares, com 93% de apoio. Mas, no outro lado da fila, os políticos têm apenas 2% no índice de confiança.

Na categoria instituições, os Correios lideram com 81% de aprovação, enquanto os governos (qualquer um) ficam na lanterna, aprovados por apenas 9% dos entrevistados.

Um dado curioso é que Ronaldinho Gaúcho foi o líder de confiança entre os esportistas, com 90%. A coleta de dados foi feita entre os dias 22 de março e 22 de abril, portanto, antes da Copa do Mundo da Alemanha, o que talvez explique o destaque a Ronaldinho, segundo a assessoria da "Seleções".

Uma das novidades da pesquisa neste ano foi a inclusão de duas categorias especiais, que aferem a confiabilidade de personalidades brasileiras. Foram pesquisadas a confiança em executivos e publicitários. Antônio Ermírio de Moraes e Washington Olivetto levaram a melhor, respectivamente.

Outro item novo na pesquisa Marcas de Confiança 2006 foi o levantamento sobre o Brasil. Para 79%, o que deve acontecer no país será um avanço na medicina. Na outra extremidade, apenas 4% acham que haverá o fim da corrupção na política.

Realizada no Brasil desde 2002, a pesquisa Marcas de Confiança ouviu cerca de 3.000 assinantes da revista "Seleções", das cinco regiões do país.