Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

25/05/2006 - 14h04
UOL tem agora o Le Monde Diplomatique

São Paulo, 25 de maio de 2006 - O conteúdo de qualidade que o UOL oferece aos internautas vai se tornar ainda mais rico a partir desta quinta-feira, dia 25. Estréia na estação UOL Jornais o Le Monde Diplomatique, uma publicação que se tornou, nas últimas décadas, sinônimo de profundidade e espírito crítico.

Lançado originalmente em francês (em 1954), o jornal ampliou ainda mais sua projeção nos anos 1990 graças a sua capacidade de analisar a globalização, suas conseqüências e alternativas. Ajudou a impulsionar os Fóruns Sociais Mundiais e o "altermundialismo". Tem hoje 36 edições, em 23 idiomas. Entre seus colaboradores estão figuras como Ignacio Ramonet, Eduardo Galeano, Eric Hobsbawn, Susan George, Arundhati Roy, Noam Chomsky, Vandana Shiva, Pierre Bordieu e o Subcomandante Marcos -- além dos Prêmios Nobel de Literatura José Saramago, Dario Fo e Gabriel Garcia Márquez.

No Brasil, o Le Monde Diplomatique é publicado desde 1999 em edição eletrônica. A migração para o UOL marca a reforma completa - editorial e gráfica - do site do jornal. Além dos 1.300 textos publicados nos últimos seis anos, ele trará os Dossiês Le Monde Diplomatique, a Agenda Social Brasileira e a Biblioteca LMD.

Os dossiês irão ao ar todos os dias, de segunda a sexta-feira. Reunirão textos já publicados no Le Monde Diplomatique - porém atuais e extremamente úteis para debater temas correntes. Inaugura a série, nesta quinta-feira, um Dossiê sobre Sistemas Prisionais. Três artigos do sociólogo francês Loïq Wacquant examinam e polemizam com as propostas de conter a criminalidade por meio das políticas de "tolerância zero", dos encarceramentos maciços (inclusive de condenados por pequenos delitos), da construção incessante de novas penitenciárias.

Produzida em parceria com o site Repórter Social, a Agenda Social Brasileira pretende oferecer um panorama das iniciativas da sociedade civil em favor de um país mais justo. A cada dia, trará quatro notas breves, sobre eventos (seminários, debates, reuniões de articulação, mobilizações) promovidos por movimentos sociais e ONGs.

No processo de migração para o UOL, foi organizada a Biblioteca LMD. Os 1.300 textos que compõem o acervo do site foram analisados e classificados. Surgiram cerca de 350 Fichas Temáticas - um excelente guia para estudar os assuntos internacionais e, em especial, os que se referem à globalização. A Biblioteca oferece material sobre 193 Temas Permanentes (como "Ambiente", "Direito à Água", "Romance" ou "Xenofobia"), 111 Temas Atuais (como "Ciência, Ética e Política", "Desigualdade e Fraturas Sociais" e "Soberania Alimentar"), 208 países e regiões do mundo, 563 autores.

Para Antonio Martins, coordenador editorial do Le Monde Diplomatique-Brasil, "a inauguração do site e a parceria com o UOL sinalizam a aposta na autonomia da sociedade civil". "Parcela crescente da população acredita que sua própria ação é essencial para construir um país e um mundo mais justos. Estas pessoas sabem que informação qualificada é essencial para tornar iniciativas capazes de produzir mudanças. A renovação do site pretende torná-lo mais capaz de participar deste processo. E o UOL oferece as melhores condições de chegar ao público com que pretendemos dialogar."

Conheça o site Le Monde Diplomatique: http://diplo.uol.com.br/