Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

28/04/2006 - 14h31
UOL faz dez anos e inaugura exposição online

Da Redação

Hoje o UOL completa dez anos e inaugura uma exposição online de artistas que atuam em diversas áreas, com trabalhos em diferentes suportes e mídias. No site especialmente preparado para o aniversário, o público poderá ver também depoimentos de personalidades de relevo na vida cultural do Brasil e histórias de assinantes e visitantes, famosos ou não, do maior portal de conteúdo do país.

Entre os assinantes famosos, a atriz Mika Lins e o jornalista Boris Casoy contam sua experiência na Internet. Outros assinantes contam suas histórias de amor iniciadas em encontros dentro do Bate-papo UOL. Também a banda Os Detonautas foi fundada a partir de uma conversa no Bate-papo UOL.

A exposição online já conta com 22 obras de artistas que criaram ou adaptaram seus trabalhos para a comemoração. Millôr homenageou a década do portal com a expressão "UOL é 10". Os cartunistas Adão Iturrusgarai, Caco Galhardo, Fernando Gonsales e Maurício Ricardo, este último do Charges.com.br, apostaram no humor para festejar o aniversário.

A geração mais nova de desenhistas, representada por Allan Sieber, os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, dos 10 Pãezinhos, e Rafael Sica contaram um pouco da história da Internet, com seus mitos e mudanças na sociedade. Tudo com o humor típico dos quadrinhos.

Cris Bierrenbach apostou em uma nova linguagem em seu trabalho artístico e criou um videoarte para a ocasião. Tom B relembrou seu antigo site Exu Tranca Rede na peça "Exu", feita em acrílico transparente com aplicação de vinil adesivo. A artista plástica Regina Silveira mostra a animação digital "Descende a Escada", uma videoprojeção interativa, apresentada originalmente no Itaú Cultural.

A exposição também conta com a poesia visual "Scroll Me", da ciberartista Giselle Beiguelman, e a "Parada UOL", de Alex Cerveny, que fez uma seqüência de dez figuras para representar cada ano do portal. O artista Marcelo Cipis se inspirou em publicidades antigas para mostrar a pronúncia do nome UOL em sua obra.

Na área musical, os convidados fizeram músicas, vinhetas e animações. O tecladista do Skank e apresentador do programa "Frente", Henrique Portugal, criou a faixa instrumental "Havana Mineira". Já o projeto de música eletrônica Mínima produziu a "Superhighway UOL 10 Remix".

Alex S, da SP Groove, Renato Lopes, que apresenta a Rádio SmartBiz, e o Trio Mocotó criaram vinhetas exclusivas para festejar os dez anos. O coletivo Instituto e Magal cederam as faixas "Cabeça de Nego" -um remix da música de Sabotage- e "Active", respectivamente. Em participação inusitada, o DJ e produtor Anderson Noise criou um clip de animação de "Parabéns pra Você".

Ainda no site especial, depoimentos de mais de 30 personalidades do meio artístico dados à TV UOL sobre os dez anos do portal. A lista inclui nomes como o do escritor Ziraldo, do cineasta Nelson Pereira dos Santos, das atrizes Malu Mader e Luana Piovani, dos atores Paulinho Vilhena e Taumaturgo Ferreira, da apresentadora Sabrina Sato e dos músicos do Capital Inicial e do Asa de Águia, entre outros artistas.

O UOL foi ao ar na madrugada de 28 de abril de 1996 como um portal de informação, entretenimento e serviços. Nesses dez anos, tem se pautado pela inovação permanente na Internet brasileira, além de investir constantemente na diversidade de conteúdo, na confiabilidade da informação e na qualidade das fontes e dos parceiros. Desde setembro de 1999, atua também como portal e provedor de acesso na Argentina.

O UOL reúne o mais extenso conteúdo em língua portuguesa do mundo. Está organizado em 42 estações temáticas, somando mais de 7 milhões de páginas. Segundo o Ibope NetRatings, o UOL teve média de 7,269 milhões de visitantes únicos domiciliares mensais no Brasil em 2005, número que lhe dá a primeira posição no ranking dos maiores portais de conteúdo do país e representa mais de 62% de alcance nesse mercado. Isso significa que de cada 10 pessoas que acessam a Internet a partir de casa, 6 visitam o UOL regularmente.

Visite a exposição online: www.uol.com.br/10anos

Conheça a história do UOL: www.uol.com.br/historia

Saiba mais sobre o UOL: www.uol.com.br/sobreuol