Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

27/04/2006 - 16h56
UOL comemora 10 anos

Empresa ajudou a escrever a história da Internet no Brasil e consolidou-se como o maior portal com conteúdo em língua portuguesa do mundo. Nesta sexta-feira, o UOL inicia uma exposição em comemoração do aniversário

Há onze anos o brasileiro começou a ter acesso à Internet comercial. A partir dessa data, o dia-a-dia das pessoas deixou de ser o mesmo. Houve uma revolução na maneira de se informar, de se divertir e de se comunicar com outras pessoas. Há dez anos surgia o UOL, um dos grandes responsáveis por todas essas mudanças terem ocorrido.

Na madrugada de 28 de abril de 1996, o UOL (BOVESPA: UOLL4), primeiro grande provedor nacional de Internet, foi lançado. Na ocasião, o portal contava com um serviço de bate-papo, a edição diária da Folha de S.Paulo, arquivos da Folha com cerca de 250 mil textos, reportagens do The New York Times já traduzidas para o português, Folha da Tarde e Notícias Populares, Classificados, Roteiros e Saúde e uma revista.

Hoje, o portal possui o mais extenso conteúdo em língua portuguesa do mundo e é líder em audiência entre os portais de conteúdo, com mais de 9 milhões de visitantes únicos apenas em domicílio, gerando mais de 1.390 milhões de páginas vistas em março, de acordo com as medições do IBOPE//NetRatings. Seus produtos e serviços fazem parte do convívio de grade parte da população brasileira.

Para comemorar a importante data, o UOL inaugura amanhã uma exposição online de artistas que atuam em diversas áreas, com trabalhos em diferentes suportes e mídias. No site especialmente preparado para o aniversário, o público poderá ver também depoimentos de personalidades de relevo na vida cultural do Brasil e histórias de assinantes e visitantes, famosos ou não, do maior portal de conteúdo do país.

Para marcar os dez anos do UOL, artistas e personalidades que acompanharam a história do portal gravaram depoimentos que estão sendo transmitidos na TV UOL e no UOL News. Além disso, uma logomarca comemorativa já ocupa a homepage e a barra de navegação de todas as páginas do portal. No final do mês, uma exposição virtual será inaugurada com trabalhos criados especialmente para a data por artistas, humoristas e músicos.

Ao longo desses dez anos, pode-se destacar o grande pioneirismo do portal. O UOL foi o primeiro na rede a ter um espaço criado especialmente para produzir e transmitir vídeos pela Internet, a TV UOL, inaugurada em 1997. A Rádio UOL, com programação musical para todos os gostos, colocou um enorme acervo musical a apenas alguns cliques dos internautas e o UOL News, canal de jornalismo interativo, trouxe credibilidade para a notícia da Internet com jornalistas renomados como Lillian Witte Fibe e Juca Kfouri.

Mas não é só. O UOL também oferece uma série de serviços que facilitam a vida do internauta: UOL Fone, que permite uma economia de até 90% nas ligações telefônicas, Wi-Fi, PC Firewall, antivírus, antispam, webmail, entre outros, ajudam os internautas a otimizar cada vez mais suas atividades.

Em tempos de relacionamentos virtuais, o assinante UOL pode também encontrar tudo o que precisa em um só lugar: UOL K, o único site de relacionamento que não trava e ainda oferece UOL Blog e UOL Fotoblog.

O UOL oferece mais de 3.000 salas de bate-papo online, permitindo que 150 mil participantes conversem simultaneamente. O portal também saltou de três para dezenas de jornais nacionais, dez estrangeiros (sempre com reportagens traduzidas) e mais de cem revistas. São 42 estações temáticas, mais de mil diferentes canais de notícias, informação, entretenimento e serviços, somando mais de sete milhões de páginas diferentes.

Precisa-se encontrar alguma coisa na rede? Basta acessar o UOL Busca. O serviço prossegue em aprimoramento constante para fornecer resultados cada vez mais relevantes e teve uma audiência mensal de mais de três milhões de usuários domiciliares em 2005.

Criar os melhores produtos foi sempre uma das obstinações do UOL desde a sua estréia. O último lançamento promete mudar o modo de comercializar músicas pela Internet no Brasil. O UOL MegaStore vai ser a primeira grande loja de música virtual do país, contando com o acervo de todas as principais gravadoras do mercado e com o menor preço. A loja pode ser conferida no portal a partir de maio.

"O UOL acompanha o crescimento da Internet brasileira desde o princípio e, para entender a real importância e tamanho das mudanças que a Internet trouxe para o país, basta olhar para as crianças. Hoje, não se passa mais horas ao telefone, e sim na Internet. O UOL faz parte da história da Internet e vamos sempre colaborar para que o internauta brasileiro sinta que a Web do Brasil não deve a nenhuma outra no mundo", afirma Marcelo Epperlein, Diretor Geral do UOL.

Muita coisa pode acontecer em dez anos, principalmente quando falamos de Internet. A rede mundial revolucionou o mundo e o UOL revolucionou a web brasileira. Nestes dez anos o UOL esteve presente em todos os momentos importantes da história do país e do mundo e este é apenas o começo da história.

Para saber mais sobre a trajetória do UOL, visite: www.uol.com.br/historia