Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

17/10/2005 - 18h30
UOL contrata quatro expoentes do jornalismo brasileiro para blogar

São Paulo, 17 de outubro, 2005 - O UOL acaba de contratar quatro expoentes do jornalismo nacional para desenvolver e alimentar blogs noticiosos e opinativos. São eles: o comentarista esportivo Juca Kfouri, o escritor e cineasta José Roberto Torero e os repórteres especiais Fernando Rodrigues e Sérgio Dávila. Kfouri e Torero estão dedicados a blogar sobre futebol. Fernando Rodrigues, que vive em Brasília, escreve sobre política. Já o mundo do cinema é o principal assunto do blog de Sérgio Dávila.

"O blog tem se mostrado uma ferramenta sensacional para o jornalismo profissional", diz Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL. "Pela primeira vez, o jornalista pode editar e publicar seu próprio texto instantaneamente num grande veículo de comunicação de massa. Daí a nossa preocupação em contratar jornalistas com grande experiência, que podem atuar com independência e remotamente. Além disso, o formato do blog permite que uma grande quantidade de leitores comente publicamente o que foi escrito pelo jornalista segundos depois da publicação. O público da Internet adora fazer parte da história".

O Blog do Juca entrou no ar no final de setembro e não poderia ter estreado em melhor momento: logo após a explosão do caso da máfia do apito. Kfouri, 55 anos e 35 de profissão, é conhecido pela seriedade com que trata o jornalismo esportivo e vasculha os subterrâneos do esporte. Já passou pelos principais órgãos de imprensa do país: editora Abril (Placar e Playboy), SBT, TV Globo, Rede Cultura, O Lance!, O Globo, rádio CBN, CNT e Folha de S.Paulo, jornal para o qual acaba de voltar com duas colunas semanais.

Apenas nas primeiras 14 horas de vida do blog, houve quase mil mensagens postadas e mais de 60 mil visitas. Sobre o sucesso imediato de seu blog, Juca postou aos internautas: "Só me resta dizer muito obrigado e me comprometer a tentar fazer cada dia melhor (acho que vou virar escravo deste blog...)".

Fernando Rodrigues está na Folha desde 1987. Lá, já foi editor de Economia, correspondente em Nova York, Tóquio e Washington. Com três prêmios Esso e co-autoria em dois livros, o repórter especial da Folha e colunista do UOL estreou seu blog sobre política no portal em meados de setembro. Ele aderiu ao formato de blog para conseguir dar mais informações e se aproximar do leitor. "Com o blog, posso dar notícias importantes antes dos concorrentes e abrir espaço para o internauta dar a sua opinião", afirma.

Nos primeiros dias após a estréia, os números já mostram que o público está interessado na crise pela qual o país passa. Foram, em média, 200 mil páginas vistas e 100 mil visitantes por dia. Além das notícias exclusivas e quentíssimas, o blog traz análises sobre o desenrolar da crise e seus bastidores.

José Roberto Torero estreou seu blog falando sobre esportes. O escritor, jornalista e cineasta de 41 anos, promete trazer um pouco de humor a seus comentários. Torero é autor de treze livros (como "O Chalaça", de 1994 e "Pequenos Amores", de 2003), escreveu roteiros para cinema (como "Pequeno Dicionário Amoroso") e para tevê ("Retrato Falado"). Já tem experiência como colunista esportivo, adquirida nos anos em que foi colunista da Folha, onde começou em 1998 e para onde também está voltando.

Sérgio Dávila fala sobre cinema em seu blog que será atualizado diariamente. Prêmio Esso, por sua cobertura em Bagdá da guerra do Iraque, Dávila é repórter especial da Folha e colunista da Revista da Folha. Quando foi correspondente em Nova York, Dávila foi o único brasileiro a chegar aos escombros do World Trade Center na manhã de 11 de setembro de 2001. No UOL, teve o programa semanal "O Rei de Nova York", o "Pop, pop, pop" no UOL News e uma coluna em UOL Diversão e Arte. Tem passagem pelas revistas Exame, Playboy e Veja São Paulo. Dávila ainda é autor de dois livros, "Diário de Bagdá" e "Nova York - Antes e Depois do Atentado", além de ter participado da produção dos livros-coletâneas "Cinema Brasileiro" e "Folha Explica a MPB". Crítico de cinema diletante, já cobriu três festivais de Cannes, quatro Oscar e dois festivais de Sundance.