Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

23/08/2004 - 13h16
Dicionário Houaiss estréia no UOL com recorde de verbetes

Obra permite verificar a conjugação correta de mais de 15 mil verbos e oferece ferramenta especial de aproximação ortográfica

O UOL acaba de incorporar a versão online do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (www.uol.com.br/houaiss), o mais moderno e abrangente da língua portuguesa na atualidade. O acesso é privilégio dos assinantes do UOL.

A versão online do Houaiss traz a totalidade da obra, composta por mais de 228 mil verbetes, 380 mil acepções e 61 milhões de caracteres, entre letras e símbolos. Segundo Roberto Feith, diretor presidente da Editora Objetiva, empresa responsável pela publicação do Dicionário Houaiss, uma comparação com base no número de caracteres dos dicionários existentes na língua portuguesa revela que o Houaiss tem 93% mais informações do que o seu concorrente mais completo.

O Dicionário Houaiss possibilita também verificar a conjugação correta de mais de 15 mil verbos, ferramenta extremamente útil tanto para estudantes quanto para quem escreve textos com freqüência.

O dicionário oferece ainda uma ferramenta especial de aproximação ortográfica, que soluciona dúvidas sobre a grafia de milhares de palavras, ao mostrar opções de escrita alternativa para um verbete não encontrado.

O assinante do UOL vai encontrar atalhos para consultar rapidamente o
Dicionário Houaiss nas home pages do UOL Biblioteca, UOL Educação, VestibUOL e em todas as páginas do UOL Lição de Casa.

Visite agora: www.uol.com.br/houaiss

Sobre a obra

O Dicionário Houaiss foi concebido pelo tradutor, crítico literário, escritor, diplomata, lexicógrafo, membro da Academia de Ciências de Lisboa, presidente da Academia Brasileira de Letras e ministro da Cultura, Antônio Houaiss, que se dedicou à pesquisa do volume por 15 anos, até a sua morte, em 1999.

Sua equipe de pesquisa, que concluiu o trabalho, reuniu mais de 150 pessoas, entre lexicógrafos, redatores, etimólogos, professores, datadores e revisores. Antônio Houaiss sempre foi apaixonado pelas histórias que cada palavra conta, a ponto de tornar-se um sábio da etimologia da língua portuguesa. O Houaiss é o primeiro dicionário brasileiro a registrar a origem das palavras, fornecendo a data em que cada palavra começou a ser usada na língua e comprovando-a com a fonte dessa datação. Ao registrar a data de início do uso da acepção original da palavra, o Dicionário Houaiss ainda fornece os sentidos que foram englobados a partir daquela primeira acepção, freqüentemente esclarecendo como cada novo significado derivou do outro.

O Dicionário Houaiss nas suas versões impressa e digital foi desenvolvido em parceria pelo Instituto Antônio Houaiss e a Editora Objetiva.