Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

24/03/2004 - 15h09
UOL Lição de Casa surge para ajudar estudantes

O UOL inaugura hoje um novo canal para ajudar estudantes na realização de seus trabalhos escolares. De acesso exclusivo dos assinantes do portal, o UOL Lição de Casa vai oferecer a mais ampla gama de conteúdos especialmente formulados para estudantes do ensino fundamental e médio.

O UOL Lição de Casa reúne também dicionários em seis idiomas, tradutor eletrônico (do inglês para o português e para outras oito línguas), atlas geográfico e clássicos da literatura brasileira e estrangeira, entre outras obras de referência online que vão facilitar a pesquisa do estudante.

O UOL Lição de Casa oferece conteúdos que diferem na abordagem para atender adequadamente às demandas do ensino fundamental e médio. Os textos apresentam linguagem acessível e são divididos entre as disciplinas e temas dos diferentes níveis de ensino -inglês, português, matemática, geografia, história geral, história do Brasil, artes, ciências, química, física, biologia, datas comemorativas, cultura brasileira e atualidades.

Em seu acervo, há algumas das mais importantes publicações do país, além de fotos, gráficos e textos elaborados por profissionais especializados. O site oferece também cerca de 1.200 biografias de personalidades mundiais, um índice com informações sobre os principais fatos ocorridos em 5.400 anos de história e assuntos comentados de todas as disciplinas do currículo escolar, elaborados por professores, coordenadores pedagógicos e jornalistas.

Também tem enciclopédia, almanaque e tudo o que o estudante precisa para se manter bem informado, como os arquivos da Folha de S.Paulo, traduções de reportagens dos jornais mais importantes do mundo, sites de revistas nacionais e centenas de textos com comentários de especialistas sobre temas da atualidade.

"O UOL está oferecendo uma valiosa ferramenta de estudo e informação, que deve ser usada pelos estudantes não como modelo para 'copiar e colar' e sim como recurso para a ampliação do conhecimento, como complemento do conteúdo recebido na escola", disse o professor paranaense Dílson Catarino, autor das "Pegadinhas Gramaticais" do canal. Ao lado da coluna semanal e do site oficial do professor Pasquale Cipro Neto, as pegadinhas gramaticais são uma divertida fonte de aprendizado das regras e exceções da língua portuguesa, que o UOL Lição de Casa oferece.

Facilidade de acesso à informação

Além de uma navegação fácil, em que todo o conteúdo pode ser acessado a partir da página inicial, o site apresenta uma ferramenta de busca rápida que permite ao estudante poupar tempo e ao mesmo tempo fazer uma pesquisa segura, navegando apenas dentro de conteúdos selecionados do UOL.

"O UOL Lição de Casa põe o universo virtual do conhecimento ao alcance dos estudantes, mas tem o cuidado de oferecer uma busca criteriosa e de fazer abordagens diferenciadas por nível de ensino", disse a diretora de conteúdo do UOL, Márion Strecker.

A busca do UOL Lição de Casa é feita exclusivamente num conjunto de conteúdos editoriais selecionados e oferecidos pelo UOL, cujas origens são públicas e notórias. Com isso, o site evita expor o estudante a páginas da Internet de origem duvidosa ou com informações não confiáveis. Somente se esgotado o acervo do UOL, é que a ferramenta de busca permitirá ao estudante fazer novas requisições (no Brasil e no mundo), procurando livremente outros materiais pela Internet.

"Hoje, a Internet é um veículo indispensável ao estudante. É o mais eficiente atalho tecnológico para o mundo do conhecimento, porque oferece infinitas possibilidades de pesquisa, mas é preciso ter cuidado para não absorver informações equivocadas que são indiscriminadamente colocadas na rede", disse o professor paulista Perseu Helene de Paula, que colabora com o site, dando dicas de química para estudantes do ensino médio.

O endereço do UOL Lição de Casa é http://www.uol.com.br/licaodecasa/