Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL

30/06/2003 - 21h46
"Controle Público" ganha prêmio da Fundação de Gabriel García Márquez

A FNPI (Fundación Nuevo Periodismo Internacional), criada em 1994 pelo escritor e jornalista colombiano Gabriel García Márquez, anunciou no dia 26 de junho que concedeu um prêmio para a série de reportagens Controle Público, publicada em 2002 pela Folha de S.Paulo e divulgada na Internet pelo UOL.

Neste ano, a FNPI concedeu prêmios para "os melhores trabalhos publicados por jornalistas da América Latina em internet, rádio e TV durante os anos de 2001 e 2002". Os textos e o banco de dados criado especialmente para a série Controle Público estão à disposição na Internet. Para ter acesso às reportagens, clique aqui. Para fazer pesquisas sobre os bens declarados de um determinado político, clique aqui.

A investigação consistiu em coletar mais de 6.000 declarações de bens de políticos brasileiros que concorreram nas eleições de 1998, 2000 e 2002. O jornalista Fernando Rodrigues, da Sucursal de Brasília da Folha, é o autor das reportagens, coordenou o trabalho de digitação de todos os dados, bem como a tabulação dos resultados obtidos.

Pela primeira foi possível saber o valor total dos bens declarados pela elite política brasileira (R$ 2,871 bilhões, cifra sem correção monetária). Também soube-se que os dez políticos com maior patrimônio declarado respondem por 23,8% de todos os bens pesquisados.

Esta é o quarto prêmio recebido pelo Controle Público. Antes, a série já havia recebido o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, o Prêmio Líbero Badaró de Webjornalismo e o Prêmio Folha na categoria Especial.

A FNPI recebeu 110 trabalhos inscritos para a categoria internet, 113 para rádio e 174 para TV. As 397 reportagens vieram de 21 países latino-americanos. O Brasil esteve presente com 30 itens.

A intenção da FNPI era premiar três trabalhos por categoria. Um vencedor principal e dois finalistas. No caso de reportagens na internet, só dois foram premiados. O terceiro lugar foi declarado vago. O prêmio principal ficou com "La Cara Oculta del Fenómeno Piquetero" (a face oculta do fenômeno dos piqueteiros), do jornal argentino "Clarín".

Apesar de não ter sido propriamente uma reportagem produzida apenas para a internet, a série Controle Público ganhou a premiação, segundo a ata dos jurados, por se tratar de "uma extraordinária investigação jornalística" na qual "o meio internet foi utilizado para oferecer ao público um aceso de maneira dinâmica e individual como nunca se havia visto antes".

Na categoria de rádio foram premiadas as reportagens "La cruz de Juárez" (rádio Universidade de Guadalajara, México), "Medellín: crónicas de una ciudad por dentro" (da Múnera Eastman Radio, Colômbia) e "Um retrato da fome" (rádio Eldorado, Brasil).

As reportagens premiadas na categoria TV foram "Cómo voy a olvidarte" (da RCN Televisión, Colômbia), "Los travestis de San Camilo" (Canal 13, Chile) e "Fome" (TV Globo, Brasil).

Mais detalhes sobre os prêmios estão no site da FNPI na internet: www.fnpi.org. Os prêmio serão entregues em setembro, por Gabriel García Márquez, no México, país onde vive atualmente o escritor colombiano.