11/03/2003 - 17h31
UOL barra 7 milhões de spams por dia
Desde janeiro, os assinantes do UOL vêm recebendo cada vez menos e-mails não-solicitados (spam). O maior provedor de Internet do país implantou em seus servidores de e-mail um conjunto de filtros capazes de barrar grande quantidade de spam, os e-mails de propaganda não solicitada que ocupam inutilmente espaço na caixa postal do público, tomando tempo para triagem e limpeza de mensagens.
Com a implantação do sistema, 47% dos 15 milhões de e-mails que passam diariamente pelos servidores do UOL são barrados, por serem considerados spam. "Nós temos procurado refinar cada vez mais os filtros, para aumentar a eficiência sem prejudicar aquele remetente que não é spammer", diz Luiz Claudio Villani, diretor de tecnologia do UOL. Um grande desafio é não bloquear eventuais informes publicitários ou boletins de envio automático que foram solicitados pelo assinante.
O resultado desse refinamento da busca, segundo o diretor de tecnologia do UOL, é o crescimento do número de e-mails cujas características se enquadram na categoria de spam. "Nos últimos três meses, o percentual de e-mails bloqueados saltou de 15% para 47%", diz ele. "E a tendência é aumentar mais ainda, quando fizermos mais alguns ajustes no sistema". Para Villani, a grande vantagem dos filtros adotados pelo UOL é que em nenhum ponto do tráfego o assinante tem a privacidade invadida. Os filtros atuam procurando mecanicamente características e padrões comuns a spams, sem interferência humana.
Além disso, não há atraso na entrega das mensagens só porque elas passam pelos filtros. Nem queda no desempenho dos servidores de e-mail do UOL. "Para o assinante, tudo funciona como sempre. Ele deixa de receber lixo que cairia em sua caixa postal, economizando tempo e dinheiro".
O UOL começou a combater o spam há mais de três anos, quando o problema começou a tomar proporções maiores no Brasil. O primeiro sistema desenvolvido pelo UOL, implantado em abril do ano 2000, foi um filtro que o próprio assinante programa, informando de que remetentes não quer mais receber mensagens.
Acionado, o mecanismo descarta automaticamente todos os e-mails recebidos daqueles remetentes sem que o assinante tenha de fazê-lo pessoalmente. A qualquer momento, o assinante pode voltar a autorizar o recebimento de e-mails de um remetente ou incluir outros e-mails na lista dos indesejados.
Em 2002, o UOL reestruturou todos os seus sistemas e servidores de e-mail. Entre outros benefícios, isto permitiu promover um combate mais ativo ao spam.
A empresa pretende prosseguir o desenvolvimento de novos sistemas para combater as mensagens não desejadas. O spam é considerado um dos maiores problemas da Internet na atualidade, pois toma tempo do público, congestiona a rede e consome recursos sem significar benefício para o público. Para o spammer (aquele que envia o spam), é a forma de comunicação ideal, pois todos os custos de transmissão ficam nas costas dos provedores e do público, que paga pela conexão para receber aquilo que não solicitou.
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