RECEBA O BOLETIM NOVIDADES UOL |
23/03/2004 - 09h10 UOL inicia reforma gráfica para facilitar navegação Da Redação
A mudança começa pelo desenho da home page (página inicial) e da tradicional barra de navegação superior, que aparece em todas as páginas do portal. Esta semana, a reforma vai atingir 11 das 42 estações temáticas que compõem o índice principal do UOL. Nos próximos meses, virão as outras. A barra horizontal de navegação ganhou altura, a logomarca do UOL aparece colorida e foi introduzido ali um menu drop-down (caixa que abre lista de opções) com o índice principal do portal. As chamadas estações temáticas, que compõem o índice principal, ganham uma segunda barra horizontal, específica, e a arquitetura da informação foi refeita para compor o novo menu lateral, onde prevalece a ordem alfabética dos assuntos, que adotam nomenclatura simplificada.
Um ano antes da publicação do livro de Krug, o UOL já havia adotado diversas soluções ali citadas. Foi em 1999 que o portal contrariou sua própria lógica e "verticalizou" a home page, deixando o menu lateral com todas as estações visíveis (veja cronologia das mudanças no UOL). Também criou a barra de navegação "sensitiva", em que o último item mostrado era a estação na qual o internauta estava navegando. Esta lógica até fez escola, mas com o tempo tornou-se insuficiente para ajudar alguém a encontrar algo rapidamente no oceano de informação das mais de 7 milhões de páginas do UOL. A forma como o conteúdo do portal deve ser apresentado a partir de agora é fruto de uma profunda rearquitetura de informação de cada área do portal. Redefinir quais são os conteúdos principais, nomeá-los da maneira mais simples possível e colocá-los no lugar certo, excedendo no óbvio e prático. Nesse processo, o UOL promoveu testes de usabilidade. “Em cada teste, um grupo de internautas, assinantes e não-assinantes do UOL, é convidado a explorar as novas páginas e encontrar assuntos específicos. Assim, podemos saber se há uma navegação fácil e lógica nos novos formatos”, explica Marcio Drumond Araújo, diretor de Qualidade e Usabilidade do UOL. Apesar de uma estrutura rígida na padronização da navegação do portal, a editora de Arte, Luciana Faria, afirma que cada estação apresentará uma identidade visual específica, de acordo com seu público-alvo. Para justificar, exemplifica: "O tema 'dinheiro' resultou num desenho mais sóbrio. Já as notícias televisivas ganharam um visual mais despojado. As páginas dessas duas estações têm exatamente a mesma estrutura de navegação, mas a aparência é completamente diferente". Com todas essas mudanças, cabe perguntar se as novidades não afetarão o tempo de carregamento das páginas do UOL no micro do usuário. "A resposta é não, ao contrário. Pretendemos reduzir um pouco mais o tempo de carregamento das páginas, tanto reduzindo o número de bytes de cada página, quanto prosseguindo no desenvolvimento do Acelerador UOL para os assinantes", afirma a diretora de Conteúdo do UOL, Márion Strecker. |