Sobre UOLSobre UOL


RECEBA O BOLETIM
NOVIDADES UOL
Faça do UOL a sua casa


23/03/2004 - 09h10
UOL inicia reforma gráfica para facilitar navegação

Da Redação


Onze estações e dois canais inauguram reforma gráfica

 
Enfrentando o problema de se encontrar algo num ambiente onde prevalece o excesso de informação, o maior portal e provedor de Internet do país, o UOL, inicia hoje uma reforma gráfica que pretende deixar o usuário a no máximo três cliques do que procura.

A mudança começa pelo desenho da home page (página inicial) e da tradicional barra de navegação superior, que aparece em todas as páginas do portal. Esta semana, a reforma vai atingir 11 das 42 estações temáticas que compõem o índice principal do UOL. Nos próximos meses, virão as outras.

A barra horizontal de navegação ganhou altura, a logomarca do UOL aparece colorida e foi introduzido ali um menu drop-down (caixa que abre lista de opções) com o índice principal do portal.

As chamadas estações temáticas, que compõem o índice principal, ganham uma segunda barra horizontal, específica, e a arquitetura da informação foi refeita para compor o novo menu lateral, onde prevalece a ordem alfabética dos assuntos, que adotam nomenclatura simplificada.

 
Veja o gráfico e saiba como navegar com rapidez no UOL


"Se o botão de voltar do navegador for a coisa mais fácil de encontrar num site, tenham certeza de que o internauta irá usá-lo". A afirmação é do norte-americano Steve Krug no livro "Don't Make Me Think" (Não me faça pensar), em que relata sua experiência em usabilidade na Internet. O que o autor diz é uma obviedade que na prática a maioria dos portais não leva em conta. Ainda hoje, muitos internautas se perdem pelos vários links e encontram um oásis exatamente no botão "voltar".

Um ano antes da publicação do livro de Krug, o UOL já havia adotado diversas soluções ali citadas. Foi em 1999 que o portal contrariou sua própria lógica e "verticalizou" a home page, deixando o menu lateral com todas as estações visíveis (veja cronologia das mudanças no UOL).

Também criou a barra de navegação "sensitiva", em que o último item mostrado era a estação na qual o internauta estava navegando.

Esta lógica até fez escola, mas com o tempo tornou-se insuficiente para ajudar alguém a encontrar algo rapidamente no oceano de informação das mais de 7 milhões de páginas do UOL.

A forma como o conteúdo do portal deve ser apresentado a partir de agora é fruto de uma profunda rearquitetura de informação de cada área do portal. Redefinir quais são os conteúdos principais, nomeá-los da maneira mais simples possível e colocá-los no lugar certo, excedendo no óbvio e prático.

Nesse processo, o UOL promoveu testes de usabilidade. “Em cada teste, um grupo de internautas, assinantes e não-assinantes do UOL, é convidado a explorar as novas páginas e encontrar assuntos específicos. Assim, podemos saber se há uma navegação fácil e lógica nos novos formatos”, explica Marcio Drumond Araújo, diretor de Qualidade e Usabilidade do UOL.

Apesar de uma estrutura rígida na padronização da navegação do portal, a editora de Arte, Luciana Faria, afirma que cada estação apresentará uma identidade visual específica, de acordo com seu público-alvo.

Para justificar, exemplifica: "O tema 'dinheiro' resultou num desenho mais sóbrio. Já as notícias televisivas ganharam um visual mais despojado. As páginas dessas duas estações têm exatamente a mesma estrutura de navegação, mas a aparência é completamente diferente".

Com todas essas mudanças, cabe perguntar se as novidades não afetarão o tempo de carregamento das páginas do UOL no micro do usuário. "A resposta é não, ao contrário. Pretendemos reduzir um pouco mais o tempo de carregamento das páginas, tanto reduzindo o número de bytes de cada página, quanto prosseguindo no desenvolvimento do Acelerador UOL para os assinantes", afirma a diretora de Conteúdo do UOL, Márion Strecker.



BATE-PAPO UOL
Leia a íntegra da conversa com Márion Strecker, diretora de conteúdo do UOL

MURAL
O que você achou da reforma gráfica do UOL? Opine

HISTÓRIA DO UOL
Veja cronologia das mudanças gráficas e das homes do UOL